29/05/2021 às 11h15min - Atualizada em 29/05/2021 às 11h15min

Feriado de Corpus Christi terá praias fechadas

Também foram renovados, por mais sete dias, todos os decretos vigentes no município para enfrentamento ao coronavírus

AB NOTICIAS NEWS
TRIBUNA DA BAHIA
Ascom / Semam

Por: Cleusa Duarte 

Mesmo com a estabilidade do quadro em 79% de leitos de UTI Covid na rede pública de saúde e decréscimo na taxa de óbitos diários, com os hospitais particulares beirando taxas entre 79% a 85% de ocupação, a prefeitura de Salvador resolveu adotar medidas restritivas para ajudar na contenção da disseminação do coronavírus (Covid-19) em Salvador. A partir do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (3), a capital baiana terá praias fechadas, toque de recolher antecipado para 20h e proibição de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais até domingo, dia 6. Além disso, em caráter excepcional, não será concedido o ponto facultativo na sexta-feira (4), o expediente será normal nas repartições municipais.

Os detalhes foram apresentados pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, ontem (28), em coletiva virtual que abordou ainda a atualização do cenário do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Também foram renovados, por mais sete dias, todos os decretos vigentes no município para enfrentamento ao coronavírus.

As novas medidas para o feriado de Corpus Christi foram tomadas em conjunto com o governo do Estado, no sentido de evitar o crescimento de novos casos na cidade, “sempre depois de datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, e em fins de semana prolongados, há aumento de novos casos. Para evitar que isso aconteça no período do Corpus Christi, estão sendo tomadas essas ações, anunciadas com antecedência para que todos possam se organizar”, relatou Bruno Reis.

O prefeito também atualizou o cenário da Covid-19 na capital baiana. Ontem (28), os números indicavam uma tendência de estabilização na ocupação dos leitos exclusivos para casos da doença, em comparação com a semana passada, mas ainda em um patamar alto. Na rede pública, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI permaneceu em 76% e 79%, respectivamente.

Na rede privada, continua em alta a ocupação de leitos de UTI, inclusive de emergências não Covid: Ontem, o Hospital Santa Izabel registrava taxa de 82% de ocupação; o Hospital Português, 85%; o Hospital Cárdio Pulmonar, 81%; o Hospital Aliança, 79%; e o Hospital Jorge Valente, 82%. No entanto, de acordo com o prefeito, os números estão menores do que os registrados há 30 dias.

A taxa de óbitos se manteve estável, com 17 mortes até a manhã de sexta (28), contra 21 óbitos registrados no último sábado (22). O número de casos também é considerado estável, com 405 novos registros até ontem. No sábado passado, foram 575 novos casos registrados. A taxa de transmissão (RT), nesta sexta, é de 0,24. No dia 22, foi de 0,90. Salvador possui, até o momento, mais de 207 mil casos registrados desde o início da pandemia, em março de 2020.“Estamos lutando para não chegar à terceira onda na cidade. Os números mostram que há uma estabilização. Conseguimos estancar o que estava em crescimento e, agora, esperamos que estabilize e volte a cair. Se isso acontecer, e diante do processo de vacinação da nossa cidade, nós teremos passado pelo que poderia ser uma terceira onda ou o recrudescimento da segunda onda sem ter que adotar medidas mais restritivas”, disse o prefeito.

Com o intuito de acelerar o processo de vacinação, a prefeitura  finalizou o processo seletivo de contratação pelo Reda de mais 250 vacinadores, na expectativa municipal pela chegada de novas doses. “Estamos apostando nisso, na vacinação, até porque é o único caminho que resta, já que a Prefeitura não terá recursos para manter a estrutura de enfrentamento ao coronavírus a partir de junho”, declarou o prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia