28/06/2019 às 10h52min - Atualizada em 28/06/2019 às 11h03min

Paredes aconchegantes, marcantes e exclusivas

Revestimentos em tons mais escuros são aliados do conforto visual e térmico

DINO
Legno avermelhada em renderização assinada por James Araújo


Tons de cinza, vermelho, terra ou marrom são constantes apostas para quem quer dar ares de modernidade e ousadia à uma parede. A tendência, que veio para ficar, diga-se de passagem, é a responsável por espaços internos ou externos, residenciais ou comerciais, cheios de personalidade e, claro aconchego, afinal, proporcionam um toque ainda mais acolhedor para quartos, salas, varandas e tantos outros ambientes que podem ganhar essas cores e texturas.

Arnaldo Pinho, Mônica Pinto e Isabel Veiga, por exemplo, apostam no cinza como um aliado base de ambiente inspirado na Ilha de Mykonos, na Grécia. A parede toda em pedra, o AP 74 da Ikê Pedras, recebe com harmonia as demais escolhas dos profissionais para o estar e jantar integrados. Com mobiliário elegante contrapondo a rusticidade da pedra, o trio do escritório MAAI Arquitetos Associados proporciona um clima intimista e convidativo, que tem na versatilidade da cor e da solução um dos seus pontos de destaque: a pedra, que no inverno, dá aos olhos uma sensação sem igual de aconchego e, no verão, por ser natural, ajuda no resfriamento do ambiente.

Os tons terrosos, também em alta, são escolhas para todos os tipos de ambientes, internos ou externos e, colocam o natural ainda mais em evidência. Na sala ou na área da piscina, são marcantes e ideais para dar destaque a uma ou mais paredes, a depender da ousadia e identificação do usuário. No mercado, com várias possibilidades de cortes especiais, temos como grande sucesso a pedra Legno ou Rosa Campestre, que dá ares de casa do campo aos ambientes em que é explorada.

O arquiteto James Araújo ressalta que "as cores mais escuras trazem uma proposta diferente, priorizando o conforto, elegância e até mesmo ousadia no projeto, e tem ganhando cada vez mais espaço nas especificações de profissionais". Ele explica ainda que a combinação com tons claros proporciona um contraste único e deixa o espaço mais convidativo e intimista. A dica, segundo Araújo, é "trabalhar com outros elementos do espaço, seja eles na escolha correta de objetos com cores que criem um contraste sutil com o fundo, medir devidamente a proporção entre superfícies foscas e brilhantes, assim como, equilibrar com cores mais claras, como o branco, o bege, ou outros tons nessas paletas".

Modernas, as opções são uma boa pedida inclusive para ambientes de descanso, como quartos, afinal, os tons mais escuros e intimistas ajudam até mesmo na conquista de um boa noite de sono. Especialistas acrescentam ainda que o uso de pedras como revestimentos é uma garantia de durabilidade, qualidade, espaços atemporais e de construções com estética valorizada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »