26/05/2021 às 16h21min - Atualizada em 27/05/2021 às 19h20min

Unilever e Gofind se unem para tornar The Vegetarian Butcher popular no Brasil

Produtos da marca inicialmente serão vendidos apenas para o food service

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://www.gofind.online/
Divulgação
A The Vegetarian Butcher, marca de carnes plant-based que revolucionou o cenário de alimentação na Europa, chegou ao Brasil em outubro de 2020 pela Unilever Food Solutions, unidade de negócios da Unilever com soluções para o setor de alimentação fora do lar. Criada na Holanda, a proteína vegetal está presente em mais de 30 países entre Europa, Ásia e América Latina. A chegada ao Brasil tem como prioridade um público crescente cada vez mais interessado no equilíbrio - os "flexitarianos", que também têm afinidade com boas práticas agrícolas, proteção do meio ambiente e alimentação saudável. Com o objetivo de facilitar o caminho do consumidor até a nova carne, em janeiro deste ano, a Unilever se uniu a Gofind, empresa que criou o primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, e iniciou uma estratégia de divulgação e marketing dividida em três fases.

Inicialmente, os itens da marca estão sendo vendidos apenas para o food service. Na segunda etapa, os estabelecimentos parceiros ganharão maior presença digital, por meio do Google Meu Negócio, de forma que os consumidores encontrem os locais próximos que oferecem os produtos no cardápio; e, por último, na fase três, os dados gerados pela Gofind permitirão que a The Vegetarian Butcher planeje e execute novas ações de marketing, trade, vendas e distribuição de produtos. Tornando assim, as possibilidades para os produtos em lançamento enormes, indo desde a possível venda direta, até a expansão para regiões do Brasil onde ainda não conseguiram chegar.

Para que as três fases sejam cumpridas, a Unilever conta com a tecnologia da Gofind, que consiste na criação de um mapa personalizado e interativo, que pode ser integrado ao site e redes sociais, permitindo que o comprador interessado acesse, faça uma busca rápida e encontre todos os locais próximos que fornecem os produtos da The Vegetarian Butcher. Como estratégia, a Unilever irá selecionar restaurantes e canais de venda, inserindo os produtos da The Vegetarian Butcher em pratos especiais, cardápios e catálogos, incentivando a experimentação e, assim, gerando interesse por parte do cliente.

De acordo com Felipe Samy, Diretor de Operações e Cofundador da Gofind, uma campanha de marketing tradicional não seria suficiente para lançar a marca no Brasil. "É necessário conhecer e engajar os consumidores com tecnologia e inovação em todas as fases do projeto, e foi exatamente neste momento que a Gofind tornou-se parceira estratégica", explica.

"Ainda que a entrada da The Vegetarian Butcher no Brasil esteja acontecendo pelo canal food service, estabelecendo primeiramente uma conexão com chefs e cozinheiros, a marca se preocupa em aproximar os consumidores que estão ávidos por uma alimentação plant-based dos estabelecimentos que oferecem a nova carne no cardápio. A gente encontrou na Gofind a possibilidade de unir esses dois públicos", diz Camille Lau, Gerente de Marketing da Unilever Food Solutions.

Além do localizador de produtos, a Gofind oferece um portal para a marca, onde é possível obter analytics completos, com diversos dados sobre a performance dos produtos. Também possui dados demográficos dos consumidores e a positivação dos canais de venda, em tempo real. "Todas essas informações são extremamente necessárias quando um novo produto ou marca chega ao mercado, pois fornecem diversos insights que poderão ser utilizados para planejar e executar estratégias de marketing com maior previsibilidade e precisão", concluiu Samy.

Para incrementar a estratégia de promoção e lançamento dos produtos, na fase dois a Gofind irá conectar os estabelecimentos ao Google Meu Negócio através da parceria de integração que tem com a plataforma. Nesta etapa, as lojas e restaurantes parceiros da marca ganharão mais visibilidade e destaque na rede de pesquisa do Google, por meio de posts automatizados, disparados de acordo com a disponibilidade dos produtos na loja. Essa função ajudará a aumentar a relevância da The Vegetarian Butcher nos resultados de buscas locais de produtos, além de posicionar a marca e aguçar a curiosidade do consumidor final.

O localizador de produtos também funciona como ferramenta para medir e acompanhar os números de busca e consumo dos produtos nos estabelecimentos parceiros. Esse acompanhamento é importante para entender os locais que possuem maior demanda, além de reabastecer lojas e restaurantes e medir qual produto possui melhor saída e merece maior investimento. A The Vegetarian Butcher quer ir além do público vegetariano e vegano e, por isso, convida o consumidor carnívoro a experimentar uma opção mais inclusiva, porém igualmente saborosa.
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