25/05/2021 às 18h35min - Atualizada em 26/05/2021 às 12h21min

Limpeza empresarial é forte aliada da produtividade no ambiente de trabalho

Cada vez mais os gestores se preocupam com um fator que até bem pouco tempo não era olhado como fundamental para aumento de produtividade no ambiente de trabalho: a limpeza corporativa. Estudos indicam que quando o local de trabalho apresenta boas condições, os colaboradores apresentam resultados melhores e mais satisfatórios.

DINO
https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude
Seac-SP


Todos os dias os ambientes corporativos recebem um fluxo intenso de trabalhadores. Para garantir o melhor ambiente possível e permitir que as equipes realizem suas funções da melhor forma, cada vez mais investe-se em boas práticas de limpeza que, além de evitar a propagação de doenças (uma preocupação que deve ser tratada com prioridade no momento em que vivemos), essas ações possibilitam um ambiente limpo e organizado, o que proporciona diversos benefícios.

Um destes benefícios é o aumento da produtividade. Ou seja, se o local de trabalho apresenta boas condições, os funcionários são capazes de apresentar resultados melhores e mais satisfatórios utilizando menos recursos para a realização de suas tarefas. Isso vai ao encontro de um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, durante o período de 1981 até 2018 em que percebeu-se que o aumento na produtividade do trabalhador brasileiro em áreas administrativas foi de, apenas, 0,9%. Para melhorar o cenário, algumas medidas podem ser tomadas, de acordo com o próprio estudo, e a limpeza e conservação para manter o ambiente mais organizado é uma delas.

Além de impulsionar a produtividade na empresa, a limpeza no ambiente pode, ainda, trazer outras vantagens, como:

- Redução de afastamento dos funcionários: a limpeza impede a proliferação de agentes causadores de doenças, diminuindo a necessidade de afastamento dos colaboradores e, consequentemente, mantendo a consistência no ritmo de trabalho da equipe - e da performance da empresa no mercado.

- Conservação da estrutura e dos equipamentos da empresa: a prática desacelera a deterioração de equipamentos e instalações, como móveis, equipamentos eletrônicos e a estrutura do ambiente em geral, reduzindo gastos com manutenção ou até substituição dos recursos.

- Melhora na concentração dos colaboradores: é perceptível que, em um ambiente confortável, organizado e receptivo, o ser humano tende a apresentar melhor desempenho e concentração na realização de tarefas.

Em uma empresa cheia de distrações, torna-se mais difícil trabalhar de forma produtiva. Para garantir que os colaboradores possam estar sempre focados em seus afazeres e, principalmente, livre de fatores que tragam danos à sua saúde e bem-estar, é dever da empresa preocupar-se em manter o ambiente sempre limpo e desinfetado. Além de fazer com que a equipe se sinta realmente valorizada, essa atitude também mostra responsabilidade e destaca a empresa em meio ao mercado cada vez mais competitivo.

Limpeza é saúde

Para evitar a propagação do novo coronavírus e garantir a segurança de todos na empresa, é necessário contar com o apoio de especialistas na área. As empresas de terceirização dos serviços de limpeza possuem tanto a tecnologia necessária quanto funcionários capacitados e continuamente treinados para que realizem sempre os melhores serviços, assegurando um ambiente propício a receber os trabalhadores da empresa contratante. 

Como reforça Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP), “contratar uma equipe profissional para realizar a limpeza e desinfecção do ambiente empresarial mostra responsabilidade e preocupação em preservar a integridade dos funcionários, e no momento que vivemos, essa preocupação é fundamental".

Para ressaltar a importância de um ambiente limpo para a promoção da saúde e segurança de todos, o SEAC-SP está promovendo a campanha “Limpeza é Saúde”, que atenderá corporações de todos os segmentos quando estas contratarem uma empresa de limpeza profissional.

Em breve serão apresentados ao mercado os critérios para as empresas que desejam aderir à campanha. Estas receberão um selo, que representará e garantirá a qualidade e preocupação com as pessoas.

Para mais informações: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude



Website: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude
Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia