26/05/2021 às 11h13min - Atualizada em 26/05/2021 às 11h13min

Saúde recomenda prevenção às doenças respiratórias em tempos de pandemia

Nas estações de chuva, as pessoas costumam ficar aglomeradas em espaços fechados e úmidos, o que aumenta a transmissão

AB NOTICIAS NEWS
TRIBUNA DA BAHIA
Reprodução

Com a chegada das estações mais frias, aumenta a probabilidade de as pessoas contraírem doenças respiratórias ou terem agravadas as enfermidades desse tipo já adquiridas. Neste período que a população enfrenta ainda a pandemia de Covid-19, os cuidados devem ser ainda maiores para evitar agravamento dos casos.

A infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, lembra que, nas estações de chuva, as pessoas costumam ficar aglomeradas em espaços fechados e úmidos. “Isso desencadeia mais facilmente a transmissão de gripes e resfriados e intensifica os sintomas de rinite e sinusite, alergias que também reagem às mudanças bruscas de temperatura, comuns no período”, explicou a médica.

Adielma recomenda, portanto, que o contato prolongado com muitas pessoas em locais fechados seja evitado. A limpeza dos ambientes de casa e do trabalho também deve ser reforçada, para que se reduza a atuação dos agentes indutores de alergias, como ácaros, fungos e pelos de animais.

“Estimamos, no entanto, a redução dos casos de doenças respiratórias sazonais neste ano, por conta do uso mais frequente de máscaras, que as pessoas adotaram em função da pandemia”, pondera a infectologista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia