25/05/2021 às 14h05min - Atualizada em 25/05/2021 às 16h30min

Como a indústria pode se beneficiar com o marketing digital

As vantagens do marketing digital

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pexels

O marketing digital para indústrias, também conhecido como marketing industrial, trata-se de um conjunto de estratégias que visa divulgar a empresa, seus produtos e serviços pelos canais digitais.

Ele é aplicado dentro do conceito B2B (Business to Business), ou seja, empresas que atendem outras empresas, e não o consumidor final.

Em vista disso, estratégias adequadas ao público são desenvolvidas, com o intuito de aproximar a companhia de seus potenciais clientes. Ou seja, você fala com as pessoas certas e em momentos oportunos.

Quando pensamos a respeito disso, é impossível ignorar o fato de que nem todas as estratégias que servem para os negócios B2C podem ser usadas no meio industrial.

Então, o marketing digital industrial surge como um investimento estratégico, que estabelece uma boa comunicação e leva os produtos até os tomadores de decisão de outras empresas com potencial para se tornarem clientes.

Também é por meio dele que a organização passa a ser mais valorizada por aqueles que já são clientes. E tudo isso é feito na internet, que hoje já se configura como o principal veículo de informação do mundo.

Neste artigo, vamos mostrar as estratégias que configuram a relação entre a indústria e o marketing digital, bem como quais são as vantagens.

Relação entre indústria e marketing digital

Pode ser considerada marketing digital toda e qualquer ação realizada no ambiente virtual, principalmente com o intuito de divulgar marcas, produtos e serviços.

Inclusive, o marketing digital se tornou o principal meio de fazer marketing hoje em dia, tendo em vista a popularização da internet e o fato de as pessoas estarem sempre conectadas.

Toda empresa, como um fabricante de revestimento de piso industrial, deve ter uma presença forte na web se quiser se manter competitiva e se destacar em meio aos concorrentes.

Mais do que isso, para as indústrias, é uma forma de estabelecer um relacionamento promissor com seus potenciais clientes, dentro de um processo de vendas mais complexo, como é o caso do B2B.

Enquanto o consumidor final (pessoas) age por impulso ou levado por um sentimento de necessidade de compra, os gestores, líderes e profissionais dos setores de compra são mais analíticos e prezam pela necessidade de seus negócios.

Tendo isso em vista, quando falamos de marketing digital para indústrias, falamos de uma relação que se dá por meio de estratégias, como:

  • Uso de redes sociais;
  • Site institucional;
  • Estratégias SEO;
  • Links patrocinados;
  • Marketplace;
  • Marketing de conteúdo.

As redes sociais, especialmente o LinkedIn, são ótimas plataformas para as indústrias interagirem com seu público-alvo, sendo que isso gera o sucesso da comunicação dessas empresas.

Aplicativos de mensagem também são comuns, pois eles ajudam a manter uma conversa mais próxima e exclusiva com clientes e potenciais clientes.

Ademais, o site institucional é fundamental, principalmente, porque ele funciona como um cartão de visitas virtual do negócio, além de conferir mais credibilidade para a marca.

Também é nele que a indústria, como uma de serviço de usinagem em Campinas, estrutura suas estratégias de SEO, para que seja encontrada com mais facilidade nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca do Google.

Estar entre os primeiros resultados, possibilita que mais pessoas encontrem a organização, aumentando as chances de vendas e, claro, os lucros. Além do SEO, as indústrias podem investir em links patrocinados para divulgar a marca e ganhar tempo com suas estratégias orgânicas.

É uma forma de obter retorno rápido, fazendo campanhas direcionadas, de acordo com o perfil de público-alvo, ou seja, impactando as pessoas certas.

O marketplace também é uma boa opção para vender mais e ampliar as estratégias de marketing digital. Ao criar um portal para sua indústria nesses sites, vai chamar a atenção de um número maior de interessados.

Por fim, a relação entre a indústria e o marketing digital, para ter sucesso, também depende dos investimentos em marketing de conteúdo.

Trata-se da criação de conteúdos ricos, com foco em assuntos que sejam do interesse do público-alvo da empresa, garantindo mais credibilidade e fazendo com que ela se torne uma referência em seu segmento.

Por exemplo, se alguém pesquisa sobre empresa de tratamento de efluentes industriais na internet e encontra conteúdos relevantes sobre diversos assuntos relacionados a empresa em um site, passa a ter mais confiança nessa organização.

Além disso, o marketing de conteúdo também é uma maneira de colocar o site do seu negócio entre as primeiras posições do Google.

Agora que você já sabe de que forma a relação entre a indústria e o marketing digital acontece, no próximo tópico, vamos mostrar quais são suas vantagens. Acompanhe a leitura!

Vantagens do marketing digital para indústrias

Investir em marketing digital no meio industrial vai muito além da obtenção de lucros. É por meio dele que as companhias consolidam sua imagem, conquistando credibilidade e confiança.

Devido às vantagens trazidas por ele, cada vez mais empresas, como um fabricante de compressor industrial, experimentam resultados positivos.

No Brasil, os investimentos em marketing digital industrial aumentaram 30% nos últimos anos, e a tendência é que continue crescendo. E no que concerne às pequenas e médias empresas, os benefícios são ainda maiores.

Isso se dá porque elas dispõem de menos recursos, entretanto, o marketing digital possibilita obter bons resultados, mesmo com pouco investimento, desde que feito do jeito certo. E dentre as vantagens que merecem destaque estão:

Mais competitividade

O poder competitivo da indústria aumenta consideravelmente, visto que esse tipo de marketing permite conquistar novos leads.

Portanto, mesmo que você tenha uma pequena empresa de usinagem, ela consegue ocupar o mesmo espaço na web que as organizações maiores.

Análise de dados

O marketing digital gera métricas precisas, sendo assim, uma empresa de banho de níquel consegue mensurar os resultados de suas campanhas e saber quais estratégias funcionam ou não.

Isso faz cada centavo investido valer a pena, além de direcionar melhor as ações, possibilitando que a organização chegue até quem realmente se interessa por suas soluções.

Construção de audiência

Falamos a respeito da produção de conteúdo relevante ao longo deste texto, e são esses materiais que permitem à empresa construir uma base de audiência.

Por exemplo, ao oferecer um e-book referente a determinado assunto que o visitante baixa após fornecer o seu e-mail, você constrói uma base de contatos promissora para se comunicar no futuro.

Excelente custo-benefício

Mesmo que um fabricante de compressor parafuso para ar comprimido faça um pequeno investimento nas estratégias de marketing digital, ele terá ótimos resultados.

Estamos falando de um conceito de marketing democrático, em que cada um investe o que pode, com os recursos que possui e, mesmo assim, chega aos resultados almejados, claro, se souber direcionar cada uma de suas ações.

Ideias criativas e inteligentes trazem retornos muito maiores, até mesmo do que as estratégias de marketing tradicionais, fora do ambiente da web.

Interação direta com o cliente

Um dos objetivos do marketing pela internet é garantir que as companhias possam interagir com seus potenciais clientes. Em linhas gerais, elas falam diretamente com seu público e obtêm feedbacks em tempo real.

As redes sociais são exemplos de plataformas em que os consumidores podem falar diretamente com um fabricante de chapa expandida, em qualquer momento do dia ou da noite.

Tal possibilidade garante uma experiência positiva que só aumenta a satisfação dos clientes e aprimora o atendimento ao cliente do negócio.

Aumenta a abrangência da marca

O marketing tradicional não deixou de ser importante, entretanto, ele possui algumas limitações, principalmente geográficas. Então, se a sua intenção é alcançar um número maior de pessoas, inclusive aquelas que estão em outros países, fica mais difícil.

A internet, por sua vez, quebra barreiras geográficas e permite que as indústrias alcancem potenciais clientes de qualquer lugar do mundo.

Além disso, é uma forma de se comunicar com eles 24 horas por dia e manter o relacionamento ativo, expandindo suas possibilidades de comunicação.

Melhora a reputação

As estratégias de marketing digital ajudam a construir o posicionamento da indústria, tanto na web quanto no mercado. Quando bem trabalhado, permite que as empresas de usinagem em SP se tornem verdadeiras referências naquilo que fazem.

Consequentemente, suas estratégias são o caminho a ser trilhado para fortalecer a marca, levando mais pessoas a buscarem e a confiarem nos seus serviços.

Conclusão

O marketing digital se tornou referência em divulgação e vendas de marcas, produtos e serviços. Hoje em dia, é impossível se manter ativo e sustentável no mercado sem uma presença forte e sólida na internet.

Isso também se aplica às indústrias, que principalmente pelo fato de trabalharem com vendas mais complexas, precisam investir nas melhores práticas.

Neste artigo, você aprendeu como a indústria se relaciona com o marketing digital e os benefícios dele para o setor.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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