25/05/2021 às 14h38min - Atualizada em 25/05/2021 às 16h30min

Veja o que são algoritmos e como usá-los em seu marketing digital

Como usar os algoritmos a seu favor

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pexels

Muito se ouve falar a respeito dos algoritmos, mas você sabe, de fato, o que eles representam e para que servem? Pois bem, os profissionais de marketing ouvem falar deles o tempo todo e precisam conhecê-los bem, principalmente, se quiserem trabalhar com boas estratégias na internet. 

É dessa forma que se torna possível melhorar o desempenho de uma marca, tanto no Google quanto nas redes sociais.Não se trata de um conceito original de marketing, mas se tornou parte dele porque é a chave para trabalhar as principais plataformas usadas.

O principal objetivo dos algoritmos é melhorar cada vez mais a experiência dos usuários e fazer com que eles acessem conteúdos de qualidade.

O Google leva isso muito a sério, e pelo fato de ele ser a porta de entrada para o relacionamento entre você e seu cliente, é mais do que necessário agradar os seus conceitos.

É assim que seu site e blog serão encontrados pelos usuários. Aliás, no Facebook, eles atuam como uma forma de fazer com que mais pessoas vejam suas publicações.

Pensando em todos os pontos citados anteriormente, neste artigo, vamos explicar o que são algoritmos no marketing digital, a importância deles, bem como de que forma usá-los nesse contexto. Confira!

O que são algoritmos?

Algoritmos são regras e procedimentos definidos por um conjunto de dados e que operam de maneira sistemática. É assim que eles ajudam na conclusão de uma tarefa, sendo um conceito amplamente aplicado em muitas áreas.

Em nosso dia a dia, também usamos alguns algoritmos, a exemplo de uma receita de bolo, por exemplo. Nela, encontramos os ingredientes necessários e o passo a passo para chegar a um resultado.

Dentro do conceito de marketing digital, nas plataformas usadas por empresas de usinagem em SP e muitas outras, estamos nos referindo àqueles usados para o desenvolvimento de softwares e sistemas de automação.

Sendo assim, são mais complexos, visto que abarcam múltiplos cenários e possibilidades. É justamente por isso que temos a impressão de que, na web, eles sabem tudo a nosso respeito.

A verdade é que tendo como base os dados do perfil, navegação e buscas realizadas, eles descobrem tudo sobre o usuário, como seus gostos e interesses. A partir disso, definem as notícias, os conteúdos mais adequados e até as pessoas com quem devemos nos relacionar.

É dessa maneira que eles garantem a melhor experiência às pessoas enquanto navegam pelas plataformas. E já que as empresas também fazem uso das redes, isso gera uma conexão maior com os consumidores.

Analisando sob esse ponto de vista, elas também se tornam alvos dos algoritmos, como qualquer outro usuário. O objetivo disso é literalmente impedir que a internet seja usada apenas como um recurso para fazer vendas e publicidade.

Consequentemente, eles conseguem priorizar a experiência do usuário, melhorando-a continuamente. Ademais, os algoritmos executam operações complexas para definir quais conteúdos dessas marcas os usuários terão acesso.

Por exemplo, pensando dessa forma, os materiais criados por uma empresa de papel filtro para uso industrial serão vistos por pessoas que têm interesse no assunto, porém, apenas se eles tiverem uma boa qualidade.

Agora que você já sabe o que são algoritmos dentro do contexto de marketing digital, no próximo tópico, vamos falar sobre a importância deles. Acompanhe a leitura!

A importância dos algoritmos no marketing digital

Os algoritmos são importantes para ranquear melhor o site do seu negócio, para o sucesso das publicações e para as ações de marketing de modo geral. Em outras palavras, suas estratégias dependem deles para ter bons resultados.

Então, se o seu objetivo é fazer com que sua campanha seja um sucesso, precisa otimizar o site para que ele se torne mais atrativo, consiga se encaixar nas exigências dos algoritmos e, dessa forma, tenha uma exposição maior.

Considerar os algoritmos é ainda mais importante quando pensamos na geração de tráfego orgânico. Precisamos sempre pensar em formas de se adequar às exigências e assim estar sempre bem ranqueado.

É aqui que entram as estratégias de SEO que um fabricante de engate rapido hidráulico, por exemplo, precisa usar. Dentre as principais práticas da otimização estão:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Site responsivo;
  • Uso de boas palavras-chave;
  • Backlinks.

É importante lembrar que cada algoritmo trabalha de um jeito, no caso das redes sociais, eles valorizam a interação. Sendo assim, se o objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, essas plataformas são boas opções.

Ademais, você precisa saber usar o seu conhecimento sobre os algoritmos a seu favor em uma estratégia de marketing, e é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Vamos lá!

Como usar os algoritmos a favor de uma estratégia

Os algoritmos podem se tornar mais complexos, dependendo de como eles são usados em áreas mais robustas, e uma delas é o próprio marketing digital.

Ele pode fazer uso do Machine Learning e trazer resultados ainda melhores. Portanto, se você atua nessa área, precisa, mais do que nunca, conhecer bem o conceito e o funcionamento dos algoritmos.

De qualquer forma, existem maneiras simples de usá-los a favor das estratégias de marketing digital. E dentre essas estratégias, temos:

Acompanhar as atualizações

Os algoritmos sofrem mudanças constantemente, principalmente para que possam garantir que a experiência do usuário melhore continuamente.

Então, se alguém pesquisar sobre comprar reator, por exemplo, vai encontrar os melhores resultados. Além disso, eles ajudam a evitar ações negativas na web, como o black hat.

Para se ter uma ideia do volume de mudanças, o Google chega a fazer, aproximadamente, 500 alterações por ano no que concerne aos dados de ranqueamento de páginas.

Sendo assim, fica difícil conhecer todas essas mudanças, entretanto, aquelas consideradas mais importantes sempre são divulgadas.

Os profissionais de marketing precisam estar por dentro dessas particularidades, visto que é dessa forma que poderão aprimorar e adequar as estratégias, obtendo sempre os melhores resultados.

Escolher canais adequados

Para saber em quais plataformas as estratégias de marketing de uma empresa de conserto de compressor serão mais efetivas, é importante conhecer o planejamento de marketing da companhia e os algoritmos de cada canal.

É assim que se chega a uma boa solução, bem como que se torna possível alcançar resultados realmente satisfatórios.

Se o negócio está em busca de aumentar seu engajamento, o Facebook é a melhor ideia, agora, se você quer fazer várias publicações pequenas, em caráter de urgência, o Twitter é uma boa opção.

Se o gestor de marketing sabe bem como cada uma dessas plataformas funciona, e com base nisso considera os critérios do planejamento, saberá quais canais vão contribuir com uma boa presença online.

Criar conteúdos de qualidade

Independentemente de qual canal uma empresa de automatização de maquinas industriais, por exemplo, utiliza e de como é a sua persona, o objetivo das companhias é sempre garantir uma boa experiência ao usuário.

Dar a eles uma boa experiência significa criar conteúdos de qualidade e relevância, para serem veiculados em diferentes plataformas. Ademais, deve-se considerar as práticas de SEO na hora de executar esses materiais.

Então, se você vai veicular uma campanha no Instagram e outra no Facebook, precisa conhecer bem as particularidades dos algoritmos de cada uma dessas redes sociais.

É dessa forma que seus conteúdos vão se posicionar como materiais mais interessantes e ganhar mais destaque durante e veiculação.

Gerenciar personas

Ao usar algumas ferramentas de automação, é possível extrair informações valiosas dos leads e do público em geral que participa dos fluxos de automação.

Quando o software percorre a base de dados para que possa agrupar indivíduos semelhantes, acaba por reunir informações importantes que ajudam na criação da persona do negócio.

Então, pensando assim, para criar o seu perfil de cliente ideal, um fabricante de tunel de congelamento, por exemplo, precisa reunir dados em comum de pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

Esses dados, por sua vez, são minuciosos, como idade, escolaridade, gênero, necessidades, objetivos, entre outras particularidades. É importante, até mesmo, dar um nome a essa persona.

Estamos falando isso porque os algoritmos conhecem a fundo os seus usuários, principalmente para que possam garantir uma boa experiência a eles.

Se o seu negócio usa uma boa ferramenta de automação, então é capaz de obter informações importantes para a criação da persona, e com isso otimizar ainda mais as estratégias de marketing.

Conclusão

Independentemente de você vender resistência tubular flexível ou roupas de grife, conhecer os algoritmos é fundamental para que suas estratégias de marketing digital tragam os resultados esperados.

É necessário investir em um trabalho que respeite e se baseie nele para acompanhar o objetivo de proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Lembre-se de que você mesmo é alguém que depende de bons resultados, tanto no Google quanto nas redes sociais, para estar sempre em contato com os assuntos do seu interesse. Seus clientes desejam a mesma coisa, e os algoritmos garantem isso.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre eles e de que forma usá-los a favor de sua estratégia de marketing digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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