21/05/2021 às 18h50min - Atualizada em 21/05/2021 às 22h40min

História, Casa e Pandemia é nova exposição virtual do Museu da Energia de Itu

Mostra está disponível na plataforma Google Arts & Culture

DINO
https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-energia-e-saneamento
Entrada do Museu da Energia de Itu


Integrando as novas formas de manter a arte viva em tempos de distanciamento social, o Museu da Energia de Itu criou a exposição virtual "História, Casa e Pandemia", inspirada no cotidiano: pandemia, casa e relações pessoais. O lançamento da mostra gratuita, que será de longa duração, está previsto para 21 de maio, por meio da plataforma Google Arts & Culture, disponível no link https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-energia-e-saneamento. A ação também fará parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, com a temática "O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar", que começa em 17 de maio.

Pessoas comuns, dentre professores, músicos, profissionais informais, educadores, artistas e estudantes, compartilham fotos de objetos que representam memórias significativas, itens que compõem as mais diversas narrativas vividas no último ano. As imagens pessoais, retratadas no Museu da Energia de Itu, contam histórias dos contextos vivenciados no período, com o objetivo de mostrar a relação do indivíduo com a sua casa e a sua história. Além disso, a mostra é uma maneira de reimaginar o papel dos museus, rompendo a barreira sobre quem e quais objetos podem contar a História e fazer parte do museu e dos espaços culturais.

João Carlos Vieira, 45 anos, professor de Geografia, escolheu o seu rádio transceptor para a exposição. "Sou radioamador desde 2009 e o rádio sempre foi meu hobby preferido. Quando entro em minha sala de rádio, esqueço dos problemas do dia a dia. Não foi diferente durante a pandemia, simplesmente tive mais tempo para me dedicar ao radioamadorismo", comenta Vieira.

Corina Meyer Ferreira, música de 33 anos, optou por um instrumento musical que ela toca desde os 9 anos de idade, a sua flauta transversal. "Ela me acompanha a vida toda. E durante a pandemia, ela foi importante não só pelo fato de eu poder sentar e tocar. A flauta foi o objeto mais importante para mim durante essa pandemia e ao longo da minha vida, também. Não consigo imaginar o seria de mim se eu não tocasse flauta".

Já o profissional informal da área de construção civil, Flávio de Camargo dos Santos, 32 anos, escolheu o seu vídeo game, um Playstation 4. "Ele é muito importante. Na minha lembrança, eu nunca tive a oportunidade na infância e nem na adolescência, por conta de problemas econômicos, enfim, a minha família nunca teve a oportunidade de ter um objeto desse em casa. E, na pandemia, porque eu consegui ele recentemente, ele foi muito importante por me dar essa variedade de opções, de entretenimento e cultura", explica.

A exposição virtual "História, Casa e Pandemia" também traz uma reflexão sobre as mudanças na vida doméstica, no trabalho, nas relações pessoais e no consumo, transformações causadas pelo isolamento social e registradas em forma de memórias. Para acompanhar essa e outras exposições virtuais e demais ações on-line da Fundação Energia e Saneamento, mantenedora das unidades do Museu da Energia, basta favoritar o site no Google Arts & Culture, clicando no coração na tela principal.

Sobre o Google Arts & Culture
Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2.000 museus e instituições culturais em todo o mundo para que pessoas, de qualquer lugar, possam explorar e conhecer algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história. O objetivo da plataforma é ajudar organizações culturais e museus a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Serviço
Exposição virtual gratuita "História, Casa e Pandemia"
Data: 21 de maio
Disponível em: Google Arts & Culture, através do link https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-energia-e-saneamento

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.


EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
CESP
PATROCINADOR MASTER
CTG Brasil


PATROCINADOR
Comgás - Companhia de Gás de São Paulo
Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia
Instagram: @museudaenergia
YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia



Website: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-energia-e-saneamento
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia