20/05/2021 às 11h32min - Atualizada em 20/05/2021 às 11h32min

Android 12 facilita uso de lojas de apps alternativas

Lojas de aplicativos de terceiros poderão atualizar softwares sem depender de confirmação prévia do usuário no Android 12

AB NOTICIAS NEWS
TERRA
Andrew Mantarro/Unsplash / Tecnoblog
O Android permite a instalação de outras lojas de aplicativos além da Google Play Store. Ainda assim, as plataformas alternativas precisam da confirmação prévia do usuário ao iniciar a atualização de algum software, por exemplo, o que não acontece com a loja do Google. Mas isto está prestes a mudar com a chegada do Android 12.

A novidade parte de uma promessa da própria companhia feita no ano passado. Em setembro, o Google disse que o sucessor do Android 11 contaria com modificações para facilitar o uso de outras lojas de aplicativos sem prejudicar a segurança do sistema. A gigante das buscas, no entanto, não especificou como isto aconteceria.

 

Os detalhes sobre a mudança surgiram meses depois na documentação para desenvolvedores do sistema operacional. O Android 12 traz um novo método para os parâmetros destinados aos pacotes que instalam novos aplicativos na plataforma (PackageInstaller.SessionParams). O recurso é conhecido como "setRequireUserAction".

O método indica se a ação do usuário será necessária ou não para iniciar a instalação de um pacote. Quando habilitado, uma loja de apps poderá atualizar um aplicativo sem precisar de confirmações, por exemplo, assim como acontece com a Google Play Store e em lojas pré-instaladas. Mas existem alguns requisitos para que este processo ocorra.

Primeiro, é claro, o usuário precisa conceder à plataforma a permissão para a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Atualmente, esta é uma exigência para adicionar apps através de gerenciadores de arquivos, navegadores e afins. A autorização é controlada através das definições das configurações do sistema.

O aplicativo também precisa estar aderente ao novo método do sistema. Além disso, é necessário que o software utilize a API de nível 29 (Android 10) ou superior. O instalador ainda deve estar se atualizando ou atualizando um app que já estava instalado.


 

Google anuncia Android 12 com novo visual

O Google revelou as novidades do Android 12 nesta terça-feira (18), durante o Google I/O 2021. A atualização traz grandes modificações ao visual do Android graças ao Material You. A nova interface aplica cores baseadas no papel de parede em todo o sistema, alterações no design da central de notificações e mais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia