16/05/2021 às 17h48min - Atualizada em 16/05/2021 às 17h48min

Bancos de sangue precisam urgentemente de doações para reposição de estoques

A situação é preocupante, porque pode colocar em risco a realização de cirurgias e tratamentos clínicos que vêm sendo adiados desde o ano passado

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia
Por Yuri Abreu
 
Um gesto de amor e cuidado para com o próximo, mas que, por conta da pandemia, vem tendo queda: a doação de sangue. O Banco de Sangue, que conta com duas unidades na capital baiana, apresenta um déficit de 40% nas doações, ao mesmo tempo em que a demanda por transfusões cresceu 11% nos últimos sete dias, o que acende o sinal de alerta, já que a realização de cirurgias e tratamentos clínicos corre o risco de ficar prejudicada. Atualmente, a situação é considerada crítica.
 
“Os tipos sanguíneos mais demandados são os ‘O’ e ‘A positivo’, que possuem uma incidência maior na população. Por outro lado, aquele sangue que a gente tem o estoque mais baixo é o do tipo ‘O negativo’, que é considerado o doador universal e o qual a gente atende as urgências e as emergências. Porém, todos os tipos sanguíneos estão em estoque crítico”, alerta Ana Luiza Araújo, líder de captação do Banco de Sangue.
 
De acordo com ela, a pandemia afetou também consideravelmente o volume de doações. “Essa foi uma crise geral e acarretou vários problemas referente a pacientes aguardando transfusão (...) o agravamento dos casos de covid e o consequente agravamento desses pacientes (...) e a gente acabou por não conseguir atender todo mundo. Entre junho e o final do ano passado começou a normalizar esse comparecimento, mas ainda assim houve uma queda de 20%. Mas, com esse novo aumento na quantidade de casos, voltamos a taxa de 40% na queda em doações, principalmente da última semana pra cá”, reforça.
 
Para reverter esse cenário e atender a demanda, segundo Ana Luiza, seriam necessários, em cada uma das duas unidades, pelo menos 80 doadores para ajudar na reposição dos estoques do Banco de Sangue. A situação é preocupante, porque pode colocar em risco a realização de cirurgias e tratamentos clínicos que já vêm sendo adiados desde o ano passado, além das cirurgias de emergência e os tratamentos de pacientes com Covid.
 
Como Doar?
 
Se você quer de alguma forma contribuir para com este gesto nobre, saiba quais são os requisitos para realizar a doação de sangue nos dois locais disponíveis para isso, em Salvador – Hospital São Rafael e Hospital Aliança: apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); Estar em boas condições de saúde; Pesar no mínimo 50 kg; e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
 
Outras orientações são: não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias; Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS; Não ter diabetes em uso de insulina e aguardar 48h para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma. Com relação ao Coronavírus, alguns requisitos também precisam ser seguidos pelos eventuais doadores: candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue; aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca; e candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue.
 
Na unidade do Banco de Sangue do Hospital São Rafael, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h, no estacionamento da unidade de saúde. Os telefones de contato são: (71) 3281-6295 e (71) 99718-8708 (WhatsApp). Já no Hospital Aliança, o atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 7h às 17h. Aos sábados, das 8h às 13h. Os telefones de contato são: (71) 2108-4693 e (71) 99653-1882 (WhatsApp). Por lá, o atendimento também é feito no estacionamento.
 
Quanto ao perigo de contaminação pelo vírus durante a doação, a administração do Banco de Sangue informa que segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia