16/05/2021 às 14h18min - Atualizada em 16/05/2021 às 14h18min

Coelba identifica 29 mil ‘gatos’ de energia na Bahia

A irregularidade gera prejuízos para a população. Furtos de energia acontecem em todas as classes

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Romildo de Jesus
Por Cleusa Duarte
 
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, realizou 86 mil inspeções na Bahia, entre janeiro e março de 2021, sendo identificadas 29 mil irregularidades. Somente em Salvador e Região Metropolitana foram 18 mil inspeções com a constatação de 11 mil irregularidades. De acordo com a empresa, as irregularidades são bastante pulverizadas e ocorrem em todos os bairros, ao contrário do que muita gente pensa, os ‘gatos’ não ocorrem apenas em bairros mais populares.
 
A energia recuperada no período foi de 72 milhões de kWh, suficiente para abastecer o município de Feira de Santana durante um (1) mês. Este ano, a Coelba ampliou as ações de fiscalização de ligações clandestinas, o que reflete em aumento de casos de irregularidades encontradas. No mesmo período de 2020, foram realizadas 37 mil inspeções na Bahia e identificadas 14 mil irregularidades e recuperados 40 milhões de kWh.
 
Os furtos acontecem em todas as classes consumidoras, tanto em residências quanto em clientes industriais, comerciais e grandes produtores rurais. Em nota enviada à Tribuna da Bahia, a empresa disse que os prejuízos financeiros não são divulgados,” esse é um dado que a empresa não divulga. A maior prejudicada com as ligações clandestinas é a população. As irregularidades além de repercutir na tarifa, colocam em risco a vida de pessoas e comprometem o fornecimento”.
 
Rodrigo Barros, Gerente de Gestão da Receita da Coelba destaca que, "as ligações irregulares representam um risco real à segurança da população, pois geralmente as instalações elétricas não atendem às normas técnicas, sobrecarregam o sistema de distribuição e por consequência podem reduzir a vida útil de eletrodomésticos, além de serem caracterizadas como crime devido ao furto de energia. Vale destacar que as pessoas que realizam as irregularidades também correm sério risco de morte, pois estão sujeitas a sofrerem choque elétrico ou queda ao se arriscarem intervindo na rede energizada e subindo em postes”.
 
 O gerente também reforça que, “para minimizar os impactos provocados por estas fraudes, a Coelba segue investindo em tecnologias para monitorar o fluxo de energia em suas redes e diariamente executa um conjunto de medidas nas ruas para promover a segurança da comunidade e combater o furto de energia”.
 
Dicas de Economia
 
 A fim de economizar energia, a engenheira eletricista Clotilde Silva dá algumas dicas, como, “desligar a televisão da tomada quando não estiver assistindo ajuda mesmo a economizar energia, bem como trocar as lâmpadas por modelos de LED. Outra dica importante é de que aumentar a temperatura do ar-condicionado ajuda a diminuir a conta. Além disso, laptops, micro-ondas e aparelhos de som, mesmo desligados completamente, continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente. Por segurança, na hora de tirar da tomada, deve-se puxar segurando o plugue, não o fio, que pode ser danificado e causar choques elétricos. Já o carregador de celular conectado na tomada consome , porém muito baixo. A potência é de cerca de 0,022 W, ou seja, custo mensal de 1 centavo, se conectado o mês inteiro na tomada. Apesar disso, a orientação, por segurança, é de retirá-lo sempre da tomada. Outros alertas para evitar acidentes são de não mexer no aparelho enquanto estiver carregando e sempre utilizar cabos e carregadores originais.”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia