13/05/2021 às 12h03min - Atualizada em 14/05/2021 às 02h00min

Pesquisas apontam mudanças nos hábitos de transporte dos brasileiros durante a pandemia

Pesquisas apontam que a demanda por aplicativos de transporte, carona compartilhada e outros meios de locomoção alternativos cresceram durante a pandemia. O vale-mobilidade desponta como opção no plano de benefícios das empresas

DINO
https://flashapp.com.br/


A pandemia mudou profundamente diversos aspectos da vida das pessoas - desde como se relacionam até como fazem compras, por exemplo -, mas nenhum deles foi tão impactado quanto seus hábitos de transporte.

Com o aumento do home office, diversos setores da população deixaram de utilizar o transporte público, ou até mesmo seus próprios veículos, no deslocamento diário. O impacto desse novo comportamento pode ser observado na mobilidade urbana por meio de novas pesquisas do setor, que mostram como pessoas de diferentes situações econômicas reagiram à pandemia.

Estudo realizado pelo aplicativo de motoristas particulares, 99, mostra que o número de usuários cresceu entre pessoas de menor poder aquisitivo, enquanto diminuiu na parcela mais abastada da sociedade. O fenômeno pode ser observado em diversas capitais do Brasil, mas Belo Horizonte parece ser a maior impactada, com um aumento de 38% entre pessoas de renda menor e uma diminuição de 41% entre pessoas de renda maior.

Para Pâmela Vaiano, diretora de comunicação da 99, tal tendência tem uma explicação: "A população de baixa renda não teve a opção de fazer o isolamento desde o início da pandemia, ficando mais exposta e, por isso, busca alternativas de transporte mais seguras e com menos aglomerações".

O transporte multimodal como resposta

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da Covid-19, o número de brasileiros que saem de casa para trabalhar todos os dias já chega a 78 milhões. Apesar disso, a demanda pelo transporte público não cresceu como esperado.

De acordo com dados divulgados pela Moovit, plataforma de mobilidade urbana, a expectativa é de que a preferência pelo transporte público caia 15% durante os próximos seis meses. O uso de carros particulares e aplicativos de carona despontam como opções para profissionais que precisam chegar aos seus pontos de trabalho presencial.

Prévia de pesquisa sobre hábitos de transporte, promovida pelo Centro de Excelência BRT+, em conjunto com o WRI Brasil, também indica que o uso de meios de transporte alternativos - como a bicicleta, por exemplo - também se tornou mais popular entre profissionais de várias cidades do Brasil.

Vale-mobilidade: a resposta de empresas aos novos tempos

Com a mudança de hábitos de transporte e o aumento da demanda por meios alternativos de locomoção para o trabalho, as empresas começam a estudar soluções diferenciadas para garantir a segurança de seus profissionais. O vale-mobilidade é uma delas.

Essa solução de benefício flexível proporciona mais liberdade para que os colaboradores escolham a melhor maneira de deslocamento, podendo ser utilizada em pontos de recarga de bilhete de vale-transporte, aplicativos de mobilidade urbana - como os de carona ou de corridas particulares -, dentre outros serviços.

Brendway Santiago, Head de Growth da Flash Benefícios, popular empresa no ramo de benefícios flexíveis no Brasil, destaca os pontos fortes de uma estratégia de benefícios flexíveis: "Nesse contexto, os benefícios flexíveis são ideais para atender essas necessidades justamente por serem adaptáveis a qualquer realidade de trabalho e não se limitarem ao tradicional alimentação, refeição, transporte, mas por possibilitarem ao RH entregar outros tipos de benefícios para seus colaboradores, como serviços de mobilidade, por exemplo".



Website: https://flashapp.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia