26/06/2019 às 09h14min - Atualizada em 26/06/2019 às 14h16min

Marketing de POP: como otimizar os espaços para vender mais

Para quem acha que o trabalho de marketing termina quando o cliente entra na loja, está enganado. E este equívoco pode resultar em perdas significativas de vendas e até insatisfação de clientes.

DINO
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Corner desenvolvido e positivado pela Bárions Produções


Os esforços de marketing voltados para o ponto de venda têm como foco principal atrair a atenção do consumidor para que ele identifique no seu produto uma solução para um necessidade ou problema. Em paralelo - e não menos importante, as marcas trabalham para construir uma audiência e ocupar um maior espaço na mente do consumidor.

Independente do objetivo final, os caminhos pelos quais as marcas percorrem são basicamente os mesmos: educar e informar para que, no momento certo, seja mais fácil persuadir o consumidor a realizar uma compra.

Portanto, uma vez no ponto de venda, o cliente está pronto e decidido, restando às marcas convencê-lo de seus benefícios.

Itens pequenos, baratos e relevantes no caminho do consumidor

É comum que redes varejistas façam estudos, por meio da observação, para identificar os principais caminhos percorridos pelos consumidores dentro da loja: para qual lado eles costumam seguir ao entrar, espaços de maior aglomeração, pontos de refúgio, principais saídas, entre outros.

A partir destes dados, expor itens pequenos, relevantes e baratos - que custam significativamente menos que o resto do estoque da loja, aumentam consideravelmente as vendas.

Um bom ponto de partida, são os balcões de vendas e caixas de pagamento - os checkout. Em supermercados, as marcas exploram muito bem esses espaços, utilizando-se de expositores de balcão onde o cliente pode se ‘servir’ do produto antes de finalizar o pagamento da compra principal.

Estes estabelecimentos também utilizam-se dos expositores aramados para criar corredores para que, enquanto o consumidor aguarda a passagem pelo caixa, seja impactado mais uma vez e realize as chamadas compras de impulso.

Essa técnica realmente funciona?

Apesar de uma técnica bastante comum e muito difundida entre os estabelecimentos, expor itens pequenos, relevantes e de menor valor em pontos estratégicos funciona, e muito.

É importante ressaltar que as ações de marketing não precisam e não devem se limitar aos caixas. Todos os espaços de um estabelecimento são excelentes oportunidades de se comunicar e persuadir o cliente. Basta usar a criatividade e explorar os materiais adequados, de acordo com o seu público.

A Bárions Produções é uma empresa especializada na execução e projetos para ponto de venda, com um trabalho que vai além da simples produção: a empresa conta com uma equipe treinada e atualizada para auxiliar na escolha e personalização do melhor espaço para otimização do seu PDV, oferecendo um atendimento diferenciado, em 360º.

Para saber mais sobre a Bárions Produções >> barions.com.br

Muito Além da Compra por Impulso

A atuação do marketing no PDV vai muito além das compras por impulso. O trabalho dos Traders Marketers está relacionado a experiência que o consumidor terá com a marca e pode incluir:

  • Distribuição de amostra
  • Demonstrações de uso
  • Experiência do usuário

O artigo completo com os detalhes de cada uma das estratégias está disponível em barions.com.br/marketing-pop-como-otimizar-os-espacos-para-vender-mais

Parcerias Lucrativas

Corners e store in store são formas cada vez mais difundidas de parceria entre marcas e varejistas, principalmente na indústria têxtil. Isso porque, este modelo de personalização de ambientes permite uma comunicação mais assertiva e exclusiva para cada tipo de negócio e público, além de delimitar e destacar o espaço da marca.

Mais sobre corners e os modelos store in store em barions.com.br/a-importancia-do-corner-para-o-pdv

Parcerias sazonais e lançamento de produtos também contribuem para o aumento imediato das vendas, já que criam um grande senso de urgência. Utilizar essas estratégias em épocas de baixa temporada pode gerar excelentes resultados.

Para resumir:

Otimizar o PDV para vender mais e melhor é muito mais fácil do que parece. O primeiro passo é rastrear a atividade do público dentro da loja. E esse trabalho pode ser feito, apenas por observação. Com essas informações é possível oferecer ofertas, descontos e produtos relevantes para públicos específicos, em espaços estratégicos, aumentando a sua rentabilidade.

Os materiais de comunicação visual e os displays são excelentes ferramentas, que vão destacar a informação e o produto e, consequentemente, impulsionar suas vendas. É importante lembrar de não limitar as ações apenas aos caixas e balcões de atendimento.

Ainda é possível agregar demonstrações e distribuição de amostras para destacar produtos únicos ou lançamentos e ajudar o cliente a decidir pela compra. Os esforços podem até incluir vendedores para monitorar os testes grátis e apresentar outras linhas de produtos da marca.

Com os clientes percorrendo a loja, eles podem interagir com um aplicativo - o que, se feito corretamente, pode influenciar a tomada de decisões através de ofertas especiais, descontos ou informações sobre uma linha de produtos (e até onde encontrá-lo dentro da loja). E, claro, os tradicionais expositores nas filas e ‘boca do caixa’, já que esta é a última oportunidade de influenciar uma compra por impulso.

Aproveitar todas essas oportunidades é uma forma de otimizar todo o PDV para aumentar as vendas enquanto a marca oferece um benefício aos consumidores, através de valor agregado, informações e ofertas.

Para ler o artigo completo, acesse barions.com.br/marketing-pop-como-otimizar-os-espacos-para-vender-mais

Confira esse e outros conteúdos sobre merchandising no blog da Bárions Produções: barions.com.br/blog



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