12/05/2021 às 10h22min - Atualizada em 12/05/2021 às 17h20min

Saiba quais cuidados tomar ao cortar pisos e lajes de concreto

O diretor da Porto Seguro Cortes e Furos, Gilberto Giassetti, explica as melhores formas de garantir um excelente serviço de corte de pisos e lajes.

SALA DA NOTÍCIA Mariana Batista
Cortar pisos e lajes de concreto armado pode parecer uma atividade bem simples para quem é leigo ou tem pouco conhecimento de engenharia. No entanto, apesar desse serviço ser bastante utilizado, também é um dos que pode trazer problema em sua execução.

O diretor da Porto Seguro Cortes e Furos, Gilberto Giassetti, explica que normalmente, quem solicita esse tipo de serviço, tem pouca ou nenhuma informação sobre a estrutura a ser cortada. No máximo conseguem informar sobre a quantidade de metrô lineares de corte e a espessura da laje ou piso; e ainda assim essa informação quase sempre está errada. Outras informações como a resistência do concreto, a taxa de armadura, tipo de agregado etc., nunca estão disponíveis. Essa falta de informações ou as informações imprecisas, causam muitos problemas na execução. Vejamos:


A espessura da estrutura a ser cortada, vai determinar o diâmetro do disco de corte, o tamanho e modelo da máquina de corte. Espessura de lajes maiores, necessitam de discos maiores e equipamentos maiores, mais potentes e mais pesados. Ao deslocarmos o equipamento errado e/ou o disco inadequado está perdendo tempo, atrasando o trabalho e adicionando custos aos serviços.

A resistência e a taxa de armadura, também influenciam na escolha da liga de diamante a ser usada no disco de corte, o que tem direta influência na velocidade de corte e desempenho da máquina de corte.

Existem ainda outras questões, como as interferências ocultas no concreto, que deveriam ser informadas, no momento da contratação. Para interferências como dutos de gases e fluidos, energia e outros, sugerimos a inertização deles, antes do início da atividade de corte. Em alguns casos é possível fazer um geo mapeamento dessas redes e deixá-las demarcadas no local do corte.

“Podemos afirmar, sem medo de errar, que quanto mais e melhor forem as informações obtidas, sobre a estrutura a ser cortada, melhor e mais realista será a proposta de execução dos serviços. Quando temos dúvidas elas se tornam riscos e quanto maior o risco, maiores serão os preços dos serviços”, finaliza Giassetti.

Sobre a PS Cortes e Furos

A Porto Seguro Cortes e Furos iniciou suas atividades no ano de 1994, dedicando-se inicialmente à prestação de serviços de corte e perfuração de concreto, aço, refratário e outros materiais com ferramentas diamantadas, sempre buscando satisfazer seus clientes, adquirindo equipamentos de ponta, para proporcionar maior qualidade, confiabilidade e preços competitivos.
 
A empresa tem sua sede em Jundiaí/SP e hoje é referência nacional nessa atividade por possuir modernos equipamentos, máquinas das melhores marcas disponíveis no mercado e, principalmente, equipe capacitada, composta por pessoas treinadas e qualificadas para prestar serviços com soluções completas aos clientes, para todas as obras.

Referência no mercado industrial e construção civil, seus principais serviços são corte de concreto e perfuração, vedação Link Seal, micro vala para fibra ótica e outros. Atende no Brasil e exterior.

Mais informações:
https://www.pscortesefuros.com.br/

Siga a PS Cortes e Furos: @pscortesefuros e PS Cortes e Furos Ltda no Linkedin.


Informações à imprensa:
Mariana Batista
[email protected]
+55 (13) 95538-3027
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »