06/05/2021 às 10h25min - Atualizada em 10/05/2021 às 20h40min

Programa UC Pernambuco inicia seleção de entidades, organizações e instituições para diagnósticos socioambientais participativos no estado

O Programa UC Pernambuco está com seleção aberta de entidades, organizações e instituições para realizar diagnósticos socioambientais participativos sobre as Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. Esse trabalho integra o conjunto de estudos ambientais e instrumentos de inovação para a gestão ambiental e conservação da biodiversidade desses territórios.

DINO
https://uc-pernambuco.semas.pe.gov.br/


O Programa UC Pernambuco está com seleção aberta de entidades, organizações e instituições para realizar diagnósticos socioambientais participativos sobre as Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. Esse trabalho integra o conjunto de estudos ambientais e instrumentos de inovação para a gestão ambiental e conservação da biodiversidade desses territórios, iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade com execução do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP/OS. A pré-habilitação pode ser feita gratuitamente no site https://uc-pernambuco.semas.pe.gov.br/ preenchendo o formulário disponível. Os interessados devem ser preferencialmente das áreas em estudo ou de suas proximidades, sendo importante, ainda, possuir experiência prévia em diagnósticos socioambientais e articulação e mobilização social.

Atualmente, Pernambuco possui 89 UCs, das quais 74 são geridas pelo Estado. O programa beneficiará mais de 55% dessas áreas protegidas sob a administração pública. As unidades estão localizadas em 32 municípios, distribuídos nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Das 41 reservas, sete integram o bioma Caatinga e 34 o da Mata Atlântica, sendo uma delas pertencente ao ecossistema marinho. Além disso, mais seis unidades de conservação serão contempladas com diagnósticos socioambientais, todas compostas por ecossistemas estuarinos.

47 Unidades de Conservação (UCs) receberão Estudos e Proposições
12 agrupamentos
37 UCs com estudo completo
04 UCs com revisões de seus Diagnósticos / Planos de Manejo
06 APAs Estuarinas com Diagnósticos Socioambientais
03 inseridas na APA de Santa Cruz e 03 inseridas na APA de Guadalupe
32 Municípios Beneficiados no Estado de Pernambuco

O UC Pernambuco também vai consolidar o envolvimento das comunidades locais com a proteção dessas áreas. Serão criados conselhos gestores, com ampla participação da sociedade civil, em todas as UCs beneficiadas. Esses fóruns ficarão responsáveis por acompanhar a implementação das iniciativas e atividades definidas com a conclusão do plano de manejo das reservas, a exemplo de recuperação de territórios, manejo da fauna e flora, entre outras ações.

O programa ainda prevê a definição de áreas de corredores ecológicos capazes de conectar fragmentos de mata e unidades de conservação. A medida é considerada estratégica para a preservação da biodiversidade local, em especial das espécies ameaçadas de extinção, uma vez que os corredores vão ampliar a área de incidência da fauna silvestre, aumentando as possibilidades de sobrevivência e bem-estar desses animais, com a garantia de mais alimentos, reprodução e habitat.

Para manter-se atualizado, basta seguir as redes sociais do Programa no Instagram e Facebook @ucpernambuco.oficial



Website: https://uc-pernambuco.semas.pe.gov.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia