28/04/2021 às 16h49min - Atualizada em 03/05/2021 às 22h20min

Movimento Bem Maior acredita no trabalho em rede para levar educação de qualidade para o país inteiro

Com volume relevante de recursos investidos em educação, o MBM visa priorizar projetos estruturantes no território nacional, colaborando para a qualidade e acesso à educação

DINO
https://movimentobemmaior.org.br/
Criança na escola


Com o avanço da  Covid-19 no Brasil, está cada vez mais difícil para crianças e adolescentes manterem-se na escola pelas deficiências estruturais e ao desafio complexo do sistema educacional, que vai da conectividade à capacitação de professores para esta nova realidade. Segundo dados do relatório "Enfrentamento da cultura do fracasso escolar", da Unicef, apenas 33% dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso à internet e cerca de 46% utilizam apenas o celular e muitos compartilham esses aparelhos com a família.

Os demais números apontados pela pesquisa são alarmantes: 3,8%, representando 1,38  milhão de alunos entre 6 a 17 anos, abandonaram os estudos durante a pandemia. Já 4,12 milhões de estudantes (11,2%), não receberam nenhuma atividade escolar decorrente dessa infraestrutura.

Neste cenário, o Terceiro Setor ganhou relevância pela sua atuação em rede no auxílio emergencial aos principais problemas causados pela pandemia. O propósito do trabalho conjunto é acelerar as iniciativas estratégicas voltadas à educação, inclusão e capacitação de lideranças, para uma real transformação do Brasil.

No Movimento Bem Maior, grande parte dos recursos investidos são destinados a projetos estruturantes de Educação de médio e longo prazo, cujo acompanhamento coloca luz na complexidade deste desafio num país de dimensões continentais. Este aprendizado tem sido precioso para decisões futuras do MBM. Hoje, os projetos apoiados são: Todos pela Educação, Parceiros da Educação, IUNGO, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Gerando Falcões. Além de oferecer apoio financeiro e gestão técnica de projetos a 5 ONGs, voltadas para a causa da Educação, distribuídas em 5 estados (Pernambuco, Acre, Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro), todas com atuação comunitária local.

Segundo Carola Matarazzo, Diretora Executiva do Movimento Bem Maior, os projetos apoiados têm como objetivo identificar  e disseminar boas práticas, baseados em necessidades nacionais e locais, com monitoramento e avaliações  visando modelos escaláveis  e/ou replicáveis, para quando possível influenciar políticas públicas e gerar impacto sistêmico.

"Assegurar a equidade na educação com qualidade é o primeiro passo. Estamos construindo bases para uma sociedade inclusiva e democrática, que contemple a diversidade, a redução da pobreza e das desigualdades sociais, buscando tornar  o Brasil um país mais justo", afirma Carola.

No Dia Mundial da Educação vale uma reflexão: a Educação é prioridade no nosso país.



Website: https://movimentobemmaior.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia