25/06/2019 às 16h22min - Atualizada em 25/06/2019 às 18h03min

Tour Guiado Rios e Córregos na Construção da SP entra na última semana

Passeio que acontece no Centro de São Paulo desde janeiro ganhou edição especial em junho para aliar entretenimento e conscientização ambiental

DINO
https://patiosaobento.com.br/


Como em toda a história da humanidade, a água foi um fator preponderante de desenvolvimento das civilizações. Em São Paulo isso não foi diferente. Muitos paulistanos não sabem, mas embaixo da Av. 9 de Julho corre canalizado o Rio Saracura, por exemplo. Esta e muitas outras histórias serão contadas no próximo sábado (29), pela última vez, no Tour Guiado Rios e Córregos na Construção da Cidade de São Paulo. A atividade é realizada pelo Pátio Metrô São Bento, em parceria com a Caminhos do Triângulo. O passeio, que foi realizado durante todo o mês de junho, é um lembrete ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e que no Brasil se estende ao Mês do Meio Ambiente.

O tour tem como enfoque a história da Capital Paulista e sua relação com as águas e a população local. No passeio, que é conduzido por um guia de turismo, será explicada a importância dos rios e córregos na formação e desenvolvimento da cidade. Ainda entre os aspectos considerados estarão questões como a evolução dos sistemas de abastecimento, como funcionavam e como a cidade se utilizou do recurso da água.

O passeio também terá um importante lembrete ambiental, já que os guias comentarão sobre como a forte atividade econômica e o crescimento populacional desenfreado acabou destruindo nascentes e leitos dos rios de São Paulo. Apesar dos benefícios sociais, como o aumento do número de empregos e renda dos paulistanos, a atividade industrial acabou transformando o território com retificações e canalizações dos principais rios, alterando suas áreas de drenagem e várzeas. Essas alterações no aspecto visual e da saúde das águas são sentidas até hoje pela população.

O Tour Guiado Rios e Córregos na Construção da Cidade de São Paulo é gratuito, voltado para toda a família e tem duração de cerca de 2 horas e 30 minutos. Desde janeiro o Pátio Metrô São Bento oferece tours guiados e a atividade já é um sucesso de público. O passeio em junho está sendo temático pela segunda vez, já que em março o tema foi os grandes nomes femininos na história de São Paulo, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março).


Conheça o Trajeto:

- Vale do Anhangabaú com a Av. São João

- Monumento a Carlos Gomes

- Ladeira da memória

- Viaduto Jacareí

- Passarela sobre a Av. 23 de Maio

-Praça do Ouvidor Pacheco e Silva (em frente à Igreja São Francisco)

- Largo da Misericórdia (Esquina da Rua Direita com a Rua Alvarez Penteado)

- Praça Antônio Prado (Edifício Martinelli)

- Largo São Bento


Serviço:
Local: Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, s/n - Centro, São Paulo - SP, 01029-010
Quando: sábado, 29 de junho, às 11h
Ponto de Encontro: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito
*retirada de fichas às 10h30. Máximo de 20 participantes por tour



Website: https://patiosaobento.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia