25/06/2019 às 16h01min - Atualizada em 25/06/2019 às 16h33min

Gestão do consultório ainda desafia dentistas

Operadoras de saúde buscam suprir carência de conhecimentos em administração empresarial com oferta de cursos gratuitos sobre o tema

DINO
http://www.amil.com.br
A gestão do consultório é um desafio para os dentistas


Trabalhar como dentista é uma coisa. Ser dono ou gestor de um consultório odontológico é outra, bem diferente. Na faculdade de Odontologia, os profissionais são formados para realizar restaurações dentárias, próteses e cirurgias, entre outros procedimentos, mas não há uma capacitação específica sobre gestão. E como um consultório, na prática, é uma empresa, muitas vezes surgem desafios no dia a dia dos dentistas, fora de suas habilidades clínicas, para os quais não estão preparados. Essa é a conclusão da consultoria Tomaz Gestão e Marketing, que indica que 59% dos clientes que passam pelo processo de assessoria odontológica aumentam em mais de 100% seu faturamento após 12 meses, e 36% deles aumentam entre 20% e 99%.

Os desafios começam pela própria formação. Faculdades de Odontologia, em geral, têm grade limitada de disciplinas relacionadas a gestão empresarial. Mas operadoras de saúde buscam suprir essa carência com oferta de cursos gratuitos sobre o tema. É o caso da Amil Dental, que lançou este mês uma série de vídeos e palestras online gratuitas sobre gestão, empreendedorismo e marketing para seus mais de 15 mil dentistas credenciados. O curso terá 20 episódios (de 10 a 15 minutos cada um), divididos em três blocos: gestão empresarial, atendimento e relacionamento com a operadora. Com orientações de administração apresentadas pelo consultor Plínio Tomaz – que possui cerca de 20 anos de experiência na área de saúde –, o objetivo da empresa é ajudar os dentistas parceiros a incrementar a eficiência na gestão dos consultórios e potencializar seus negócios.

“É muito comum no meio odontológico que o próprio dentista faça a gestão do seu negócio. No entanto, apesar de existirem muitas especializações na parte técnica, notamos uma carência de oferta de formação em áreas de gestão. Queremos valorizar a nossa rede credenciada de dentistas e apoiá-los na gestão dos seus consultórios para que ofereçam cada vez mais um atendimento de excelência desde o primeiro contato com o cliente. Desejamos que os nossos parceiros melhorem continuamente seus negócios e contem conosco para isso”, destaca Robert Wieselberg, diretor da Amil Dental.

O primeiro episódio do curso, chamado “O Consultório É uma Empresa”, já está disponível e conta com orientações, por exemplo, sobre a importância de se definir o público-alvo desejado para o negócio. O link com os vídeos é enviado por e-mail e os credenciados que ainda não tiveram acesso aos episódios podem visualizá-los no portal www.conexaodentista.amildental.com.br.

Em paralelo, a Amil Dental também está promovendo palestras presenciais do consultor Plínio Tomaz, com o tema “Pensando Estrategicamente o Consultório” e foco em finanças, recursos humanos e negócios.  Elas já ocorreram em Recife e São Paulo e a próxima será no Rio de Janeiro, no dia 19 de julho, durante o 24º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, no Riocentro. Haverá ainda novas palestras em São Paulo, Rio de Janeiro e em uma capital do Nordeste, a partir de agosto.



Website: http://www.amil.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia