25/06/2019 às 11h09min - Atualizada em 25/06/2019 às 13h42min

Problemas cardíacos podem se desenvolver com a falta de higiene bucal

O Incor (Instituto do Coração) aponta que a taxa de mortalidade por endocardite é de 25%. Segundo a entidade, 1 a cada 4 indivíduos com a doença vai a óbito.

DINO
https://www.i9equipamentos.com.br/


A boca é a principal porta de entrada para as bactérias. Sendo assim, o risco que uma pessoa tem de contrair doenças por meio dela é muito grande. Outro fator importante que contribui para isso é a má higienização bucal, que, além de provocar o mau hálito também pode trazer sérios problemas de saúde.

Segundo especialistas no assunto, a falta de cuidado com a higiene bucal pode não só provocar cáries e gengivites, mas pode desenvolver doenças cardíacas. Eles ressaltam a importância de o indivíduo ter pleno conhecimento de que a boca pode alojar aproximadamente mais de 700 tipos de bactérias.

A única forma de evitar maiores danos é manter sempre a boa higiene, fazendo a escovação correta e usando fio dental, além de visitar frequentemente o dentista.

Doenças causadas por falta da higienização bucal

Quando não é feita a higienização bucal, os microrganismos têm livre acesso à corrente sanguínea, o que facilita sua chegada a outros órgãos, como, por exemplo, o coração. Dentre as doenças causadas por esse descuido, a cárie e a gengivite são as mais comuns.

As cáries são provocadas por restos de alimentos que se alojam nos dentes. Isso acontece devido ao fato de a pessoa não escovar os dentes e não usar o fio dental.

Já a gengivite é uma infecção na gengiva provocada pelo acúmulo de placa bacteriana e, quando não tratada, logo de imediato pode endurecer e levar à formação do tártaro, o que pode levar à destruição da estrutura que dá sustentação aos dentes.

Ela provoca o sangramento da gengiva, permitindo que as bactérias entrem na corrente sanguínea afetando vários órgãos, entre eles o coração. Além disso, provoca uma inflamação no músculo conhecida como endocardite, que, por sua vez, traz grandes problemas à saúde como um todo.

Pessoas com histórico cardíaco, que fazem uso de válvulas e possuem cardiopatias, estão mais sujeitas a sofrer com as consequências causadas por não manter a higiene dos dentes em dia.

O Incor (Instituto do Coração) aponta que a taxa de mortalidade por endocardite é de 25%. Segundo a entidade, 1 a cada 4 indivíduos com a doença vai a óbito.

Segundo os dados, os sintomas relacionados à endocardite são: febres com temperatura amena, redução de peso, suores frequentes, fadiga e dores nas articulações. Quanto ao tratamento, este pode ser ministrado por profissionais capacitados em saúde bucal e por um cardiologista.

Vale lembrar que é de suma importância que as pessoas tenham o máximo de cuidado com a higiene da boca, não deixando de escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir, além de usar o fio dental e enxaguante bucal sempre que necessário.

Para garantir um atendimento de boa qualidade, não basta apenas ter conhecimentos profundos sobre o assunto, pois a questão vai muito além disso. Um dos exemplos mais importantes é ter equipamentos adequados para a realização dos procedimentos.

A i9 Equipamentos é uma empresa que comercializa diversos tipos de equipamentos para donos de clínicas, seja para B2B ou pessoas físicas e estabelecimentos já estabelecidos ou em fase de montagem, dentre eles a maca hidráulica e o laser DMC. A empresa conta com soluções que permitem aumentar a qualidade dos consultórios e clínicas odontológicas.



Website: https://www.i9equipamentos.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia