24/06/2019 às 10h31min - Atualizada em 24/06/2019 às 15h13min

Orquestra de Câmara de Piracicaba apresenta obra inédita de Ernst Mahle

Formação de sopros e percussão faz concerto na sexta-feira, no Teatro do Engenho

DINO
Formação de sopros e percussão da OCP


A estreia de uma obra do maestro alemão Ernst Mahle marca a apresentação da OCP (Orquestra de Câmara de Piracicaba), nesta sexta-feira (28), às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho. Canções de Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, entre outros, também fazem parte do repertório. Os ingressos estão à venda no site Mega Bilheteria ou nas bilheterias do Teatro Dr. Losso Netto ou do Teatro do Engenho. A formação do conjunto, com 16 músicos, é de instrumentos de sopros e percussão.

Integram a OCP experientes instrumentistas da região, membros da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba). Eles se uniram com a intenção de apresentar concertos periódicos com obras célebres da música clássica, conhecidas do grande público. A primeira apresentação do conjunto ocorreu em 24 de maio, apenas com instrumentos de cordas, formação que deve retornar ao Teatro do Engenho em julho, sempre com repertório distinto.

A peça "Suíte 2018 para Conjunto de Metais", de Ernst Mahle, foi composta recentemente pelo maestro alemão naturalizado brasileiro, após um pedido, em 2017, do integrante das orquestras de Câmara de Piracicaba (OCP) e Sinfônica de Piracicaba (OSP), o tubista Dante Capacla. A obra será executada por quatro trompas, dois trompetes, três trombones e uma tuba, com duração de 12 minutos.

"O Mahle gostou muito de escrever a Suíte e está ansioso pela sua estreia. Inclusive, deve estar presente na primeira audição. A música foi feita em poucos dias, em um momento em que ele estava muito inspirado", explica Cidinha Mahle, esposa do maestro. "Fiquei muito surpreso quando, meses depois de nossa conversa, após um dos concertos da OSP, recebi das mãos do maestro a peça, que estava dedicada a mim", diz Capacla.

Parte do concerto é reservada aos clássicos do cancioneiro popular brasileiro. Os destaques são "Rosa", valsa de 1917 que marcou a estreia de Pixinguinha como solista e compositor; "Tico-tico no Fubá", chorinho de Zequinha de Abreu, também do ano de 1917, e que se tornou uma das músicas brasileiras mais gravadas em todos os países do mundo, divulgada internacionalmente pela interpretação de Carmen Miranda; além de "Coisas que o Lua Canta", de Luiz Gonzaga, o rei do Baião, sob arranjo de Edson Rodrigues.

Dois temas de filmes também constam no programa: "Le it go", composta por Kristen Anderson, da animação Frozen, cujo arranjo é de Paul Murtha; e "Avengers", do fenômeno de bilheteria Os Vingadores, composição de Alan Silvestri arranjada por Michael Brow. Do cinema está também "A Disney Spectacular", com arranjo de John Moss. Trata-se de um pout-pourri de Aladdin, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia.

Além disso, o programa conta com as obras "Fanfare La Peri", de Paul Dukas, "Canzona n.2", de Giovanni Gabrieli, sob arranjo de Chuck Seipp, e "Abertura", assinada pelo trombonista Felipe Coelho, também integrante da OCP e OSP.

A formação de sopros da OCP traz os instrumentistas Felipe dos Santos na flauta, Thiago Leite Branco no oboé e corne inglês, Reinaldo dos Anjos e Edimilson Ribeiro nos clarinetes, Evandro Neves, Wesley Rodrigo, Edson Nascimento e Jackson Lucio nas trompas, Michel Machado e Eric Molina Pereira nos trompetes, Emerson Teixeira, Adriano Salomé e Felipe Martim Coelho nos trombones e Dante Capacla na tuba. A percussão é composta por Daniel Lima e Rafael Peregrino.

O concerto tem como parceiros a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), Teatro Erotídes de Campos, Cultura Artística e Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

SERVIÇO - Orquestra de Câmara de Piracicaba. Sexta-feira, 28 de junho, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (estudantes, idosos e professores da rede pública). Venda pelo www.megabilheteria.com ou na bilheteria dos teatros. Informações: (19) 3413-5212 ou www.sinfonicadepiracicaba.org.br.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia