21/04/2021 às 18h29min - Atualizada em 21/04/2021 às 18h29min

'Os freios não funcionam': Tesla pede desculpas a chineses após reclamações

Vídeos feitos na última segunda-feira (19) mostraram uma mulher vestindo uma camiseta com as palavras "os freios não funcionam" e gritando acusações semelhantes

AB Notícia News
Yilei Sun e Josh Horwitz, da Reuters
Divulgação/Tesla
A Tesla fez um pedido de desculpas incomum aos consumidores chineses por não atender às reclamações de uma cliente rapidamente e disse que lançaria uma revisão de suas operações de serviço no maior mercado automotivo do mundo.
 
O pedido público de desculpas da Tesla aconteceu depois de críticas na mídia estatal chinesa por um incidente no salão do automóvel de Xangai que chamou muita atenção. Uma cliente insatisfeita subiu no teto de um Tesla no salão do automóvel para protestar contra o tratamento da empresa com suas reclamações sobre freios com defeito.
Vídeos feitos na última segunda-feira (19) mostraram uma mulher vestindo uma camiseta com as palavras "os freios não funcionam" e gritando acusações semelhantes enquanto a equipe e seguranças tentavam acalmar a motorista.
O problema para a Tesla na China se soma a novas perguntas nos Estados Unidos sobre a segurança dos sistemas de direção parcialmente automatizados do piloto automático da empresa. A polícia do Texas está investigando um acidente fatal envolvendo um Tesla Model S que atingiu uma árvore e pegou fogo.
 
As equipes de resgate encontraram vítimas no banco do passageiro e no traseiro, não no banco do motorista. Reguladores federais estão investigando o acidente e têm um total de 24 investigações em andamento de acidentes envolvendo Teslas operando no piloto automático.
 
A Tesla vende cerca de 30% de seus carros na China, feitos em sua fábrica em Xangai, mas tem enfrentado críticas sobre questões como reclamações de incêndio em baterias.
 
O incidente de segunda-feira levou a emissora estatal CCTV a pedir uma investigação de problemas relatados nos freios dos carros Tesla.
 
Na quarta-feira, um representante da loja da Tesla em Zhengzhou, de onde veio a cliente que protestava, disse à mídia estatal local que a montadora compartilhará dados relacionados ao incidente de freio com reguladores de mercado locais para investigação.
 
A Tesla disse na segunda-feira que a mulher era dona de um veículo que se envolveu em uma colisão no início deste ano. A empresa citou "violações de velocidade" no acidente, acrescentando em um comunicado que estava negociando com ela sobre a devolução do carro, mas as negociações foram paralisadas por causa de uma inspeção de terceiros.
 
No mês passado, a Tesla foi examinada na China quando os militares proibiram a entrada de seus carros em seus complexos, alegando preocupações com a segurança das câmeras de seus veículos, disseram fontes à Reuters.
 
Isso levou o fundador Elon Musk a dizer que se a Tesla usasse câmeras para espionar na China ou em qualquer lugar, ela seria fechada. No início deste mês, a Tesla disse que as câmeras em seus carros não são ativadas fora da América do Norte.
 
A mulher cujo protesto deu início a tudo será detida por cinco dias, disse a polícia de Xangai na terça-feira.A polícia disse que a mulher e uma cúmplice – identificada apenas por seus sobrenomes, Zhang e Li – "causaram o caos" na feira de negócios na segunda-feira, quando chegaram à exibição da Tesla "para expressar sua insatisfação devido a uma disputa de consumo".
 
Zhang foi detida por "perturbar a ordem pública", enquanto Li recebeu uma advertência, disse a polícia. Zhang e Li não puderam ser contatados para comentar o assunto.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia