13/04/2021 às 21h29min - Atualizada em 13/04/2021 às 21h29min

Seman reforça ações de limpeza nos canais durante Operação Chuva

Somente nos primeiros meses de 2021, mais de 15 ações de limpeza já foram realizadas ou estão em execução no município

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Bruno Concha/Secom
A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) vem reforçando uma série de ações em diversos pontos de Salvador, dentro da Operação Chuva. Para evitar alagamentos e também combater as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), os prepostos do órgão realizam ações periódicas de limpeza e dragagem dos rios, riachos e córregos que cortam a cidade.
 
Somente nos primeiros meses de 2021, mais de 15 ações de limpeza já foram realizadas ou estão em execução no município. Dentre os locais beneficiados estão o Rio Trobogy, em Patamares, e os canais do Bairro da Paz; Terracom, em Valéria; Saboeiro, em Narandiba; e na Rua da Creche, em Castelo Branco, contabilizando uma extensão de quase 4km.
 
De acordo com o secretário da Seman, Luciano Sandes, as ações de limpeza são continuadas e atendem a uma programação prévia. “A duração de cada intervenção é variada e depende da extensão do rio ou canal. Infelizmente, por conta do despejo de esgoto indevido nos canais, aumenta a proliferação de algas e outros microrganismos que contribuem para a infestação de mosquitos, pernilongos e muriçoca”, disse.
 
Este problema, segundo a Seman, é ambiental e sazonal, pois é verificado em determinadas épocas do ano e geralmente ocorre após os períodos de chuva. Isso faz com que os mosquitos se reproduzam em locais onde as águas se encontram paradas e poluídas por fossas e esgotamento sanitário.
 
Outro problema comum nas ações de limpeza é o material constantemente retirado dos canais, a exemplo de sacos plásticos com lixo, sofás, colchões, sucatas, pneus e até carcaças de veículos. Esse montante, descartado de forma irregular pela população, acaba obstruindo as redes de drenagem que, no período chuvoso, provoca alagamentos e até mesmo o retorno desse lixo acumulado à superfície.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia