11/04/2021 às 11h22min - Atualizada em 11/04/2021 às 11h22min

Nasa adia voo de helicóptero em Marte e transmissão ao vivo é cancelada

O voo, que deveria acontecer neste domingo (11), foi cancelado com base em 'dados que chegaram para a agência espacial nesta sexta-feira'

AB Notícia News
Renato Barcellos e Tamires Vitorio, da CNN
Nasa/JPL-Caltech/ASU
A Nasa anunciou neste sábado (10) que irá adiar a primeira tentativa de manter um voo controlado e motorizado em outro planeta com o Helicóptero Ingenuity Mars para o dia 14 de abril.
 
O voo, que deveria acontecer neste domingo (11), foi cancelado com base em "dados do helicóptero que chegaram para a agência espacial nesta sexta-feira (9)".
"Durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores na sexta a sequência de comando que controla o teste terminou mais cedo devido a uma expiração do temporizador de 'cão de guarda'", explicou a Nasa em comunicado. "Isso ocorreu quando o helicóptero estava tentando fazer a transição do computador de vôo do modo 'Pre-Flight' para o 'Flight'. O veículo está seguro e saudável e comunicou sua telemetria completa à Terra", completou. 
Segundo a Nasa, "o cronômetro de watchdog supervisiona a sequência de comandos e alerta o sistema sobre quaisquer problemas potenciais". "Isso ajuda o sistema a ficar seguro ao não prosseguir se um problema for observado e trabalhado conforme planejado. A equipe do helicóptero está revisando a telemetria para diagnosticar e entender o problema. Depois disso, eles reprogramarão o teste de velocidade total", explica.
 
O Ingenuity
O Ingenuity chegou à cratera Jezero de Marte em 18 de fevereiro, presa à barriga do rover Perseverance. A duração planejada do teste de voo do helicóptero é de até 31 dias, equivalente a 30 dias em Marte.
 
O rover fornecerá suporte durante as operações de voo, obtendo imagens, coletando dados ambientais e hospedando a estação base que permite ao helicóptero se comunicar com os controladores da missão na Terra.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia