10/04/2021 às 21h47min - Atualizada em 10/04/2021 às 21h47min

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira na Bahia

Mais de 5 milhões de pessoas serão imunizadas. Doses não substituem a vacina da Covid-19, que deve ser tomada primeiro

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Romildo de Jesus
Por Lily Menezes
 
O começo do outono se torna um cenário propício para o surgimento de alergias e outras doenças respiratórias como a gripe, especialmente para grupos mais sensíveis como crianças e idosos. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu abrir a campanha nacional de vacinação contra a influenza a partir da próxima segunda-feira, 12 de abril. A aplicação dos imunizantes ajudará no combate à pandemia do novo coronavírus prevenindo possíveis complicações da gripe, bem como internações e óbitos, tendo em vista a sobrecarga constante dos sistemas de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a meta é atingir 90% dos grupos-alvo, compostos por 5,1 milhões de pessoas. O secretário Fábio Vilas-Boas enfatizou a necessidade da campanha, mas fez um adendo. “É importante observar que parte dos grupos prioritários coincide com os grupos de risco para vacinação contra a Covid-19. Por isso, as pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra a gripe”. A campanha se encerra no dia 09 de julho.
 
Esquema
 
O Ministério da Saúde vai dividir a campanha nacional em três etapas, para melhor organização dos grupos prioritários. Na primeira, que irá até o dia 10 de maio, serão contempladas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas. Já no dia 11 de maio, os idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas terão até 08 de junho para receber a imunização. Completando o esquema vacinal, serão atingidas no período entre o dia 09 de junho e 09 de julho as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A lista de pontos disponíveis para vacinação em Salvador ainda não foi publicada pela Secretaria Municipal da Saúde.
 
Importância
 
O epidemiologista José Geraldo Ribeiro reforça a relevância da campanha nacional, já que a vacina contra a gripe também protege da variante H1N1, popularmente conhecida como gripe suína e com efeitos ainda mais agressivos nos públicos de risco da Covid-19. “Todo ano é importante vacinar contra a gripe. Este ano é mais importante ainda. As doenças podem ser parecidas, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico”, comentou considerando a semelhança de sintomas entre gripes, resfriados e o novo coronavírus. Com a proteção, idas às unidades de saúde superlotadas podem ser evitadas. “A pressão e o risco são maiores neste momento”, disse Ribeiro. Entretanto, é preciso um intervalo de pelo menos 14 dias entre as vacinas da Covid-19 e da gripe. O cuidado também se estende ao fabricante: se a vacina contra o coronavírus foi da Oxford/AstraZeneca, é possível tomar o imunizante da gripe no intervalo entre doses. No caso da CoronaVac, o cidadão só poderá receber a proteção contra a influenza após completar a vacinação anterior contra a Covid-19.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia