10/04/2021 às 20h30min - Atualizada em 10/04/2021 às 20h30min

Nilo aposta em “pulada de cerca” de Leão de olho na vice de Wagner

Marcelo Nilo acredita que o progressista vai “pular a cerca” e migrar para o grupo liderado pelo ex-prefeito soteropolitano ACM Neto

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Divulgação
Por Rodrigo Daniel Silva
 
Adversário político do vice-governador João Leão (PP), o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) acredita que o progressista vai “pular a cerca” e migrar para o grupo liderado pelo ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM). De olho nessa possibilidade, o socialista crê que pode integrar a chapa de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia, como candidato a vice-governador.
 
Segundo apurou a Tribuna, Nilo sonha com uma composição formada por Wagner na cabeça, Otto Alencar (PSD), como candidato a senador, e ele como postulante a vice-governador. Em entrevista à rádio Metrópole em fevereiro, o deputado federal disse ter certeza de que Leão mudará de lado político. "Em 2022, a chance de João Leão ficar conosco é você ir em um avião, soltar uma gota d'água no mar, pegar um barco no Porto da Barra e encontrar essa gota d'água. O candidato é Jaques Wagner. O senador é Otto Alencar, que não abre mão e não vai ser vice. Sobra a vaga de vice. Leão não pode ser vice e o filho (Cacá Leão) não pode ser vice, o pai já foi", declarou na época. "João Leão está forte, se acha mais forte que está, vai disputar deputado federal com o próprio filho? A lógica da política é que ele vai mudar de lado. Tanto faz estar com Rui, Neto, ACM ou Lula. Ele é governo. Quem quer que seja o governo. Não é crítica, é fato. Apoiou Temer, Lula, Dilma e está apoiando Bolsonaro", acrescentou.
 
Apesar do desejo de Marcelo Nilo, no grupo político de Rui há quem acredite na permanência do PP na base. Aliados entendem que o cenário nacional irá interferir na Bahia. Na avaliação deles, se o governador for chamado para participar de um projeto nacional, ele pode renunciar o cargo para o vice-governador João Leão. Neste cenário, Leão ficaria oito meses no governo e indicaria um outro nome para ser vice na majoritária. Um nome que já foi especulado é do deputado federal Ronaldo Carletto.
 
Do lado da oposição, ACM Neto disse a um interlocutor que também acredita que o PP pode migrar para sua base política. Segundo apurou a reportagem, ao ser questionado se ainda acredita que o PP pode mudar de lado, ACM Neto respondeu “poder pode”. Nos últimos meses, o grupo democrata tem feito gestos para se aproximar dos progressistas. Tentaram endossar candidatura do deputado estadual Niltinho (PP) para a presidência da Assembleia Legislativa, mas o apoio náufrago após Adolfo Menezes (PSD) conseguir maioria na Casa e se eleger. Depois, apoiaram o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), na disputa pela União dos Municípios da Bahia (UPB). Nos bastidores da política, há a especulação inclusive de que a oposição baiana gostaria de ter o deputado federal Cacá Leão (PP) como postulante ao Senado na virtual chapa de ACM Neto ao Palácio de Ondina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia