10/04/2021 às 20h07min - Atualizada em 10/04/2021 às 20h07min

Codesal recebe mais de 600 ocorrências por causa das chuvas em Salvador

Número foi três vezes maior que o registrado na quinta. Mau tempo deve continuar durante o fim de semana

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Romildo de Jesus
Por Lily Menezes
 
Se você mora em Salvador, certamente deve ter ouvido durante um dia de chuva forte que a cidade é “de açúcar”, por conta dos alagamentos que acontecem com pouco tempo de temporal em várias regiões. O número de incidentes registrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), porém, não é nada doce: até o fechamento desta edição, o último boletim do órgão público registrou 602 ocorrências entre as dez prefeituras-bairro da capital baiana. Na quinta-feira (08), foram 225 incidentes reportados ao órgão através do número 199. As solicitações mais recebidas foram de avaliação de imóvel alagado, com 168 incidentes; 140 ameaças de deslizamento de terra e 97 deslizamentos. Por prefeitura-bairro, os maiores casos foram registrados pelo eixo Cabula/Tancredo Neves (123), seguido pelo Subúrbio/Ilhas (112) e Pau da Lima (95). 
 
A Codesal anunciou alerta máximo para o risco de deslizamentos de terra e alagamentos na cidade. “Foi registrado um grande acumulado de chuvas em algumas regiões ao longo da capital baiana, e a previsão é de mais chuvas fortes e moderadas para as próximas horas”, disse o diretor do órgão Sosthenes Macêdo. Três comunidades foram alvo de atenção redobrada da Defesa Civil, onde tocou uma sirene de alerta: Mamede, no Alto da Terezinha; Moscou, em Castelo Branco, e a localidade do Bosque Real, em Sete de Abril. Todas registraram índices de chuva acima dos 150 mm, o que é um risco a mais de deslizamento de terra com a umidade do solo. Uma simulação de evacuação está sendo realizada neste sábado (10). Além disso, as sirenes também podem tocar na comunidade do Calabetão. “Na perspectiva de qualquer escorregamento de terra, fissura ou rachadura nos imóveis, por favor, contatar a Codesal”, pediu Sosthenes.
 
De acordo com a Subcoordenadoria de Monitoramento e Análises das Ações Climáticas e Sistemas de Alertas, foi observada uma frente fria que provoca muita nebulosidade em Salvador. Com isso, o céu continuará nublado a parcialmente nublado, com previsão de chuvas fracas a moderadas durante os próximos dias. Quem mora perto de encostas deve ficar atento ao aumento da possibilidade de deslizamento de terra, sinalizada pela Codesal. A agência Climatempo projeta um sábado com temperatura mínima de 24º e máxima de 29º, com céu nublado e chuva a qualquer hora do dia. As pancadas de chuva deverão se repetir no domingo, que começará com muitas nuvens no céu e temperaturas entre 24º e 30º.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia