09/04/2021 às 13h17min - Atualizada em 09/04/2021 às 16h00min

Rádio Capital faz rebrand e agora é Capital Multiplataforma

Objetivo é acompanhar as inovações – app, lives, interatividade - incorporadas ao longo do ano passado. O designer Daniel Pessoa foi responsável pelos estudos sobre desenvolvimento e o novo posicionamento da nova marca

SALA DA NOTÍCIA MakingNews
https://www.capitalcomvoce.com.br/
Rádio Capital
Após 43 anos de existência, a rádio Capital passa a se chamar Capital Multiplataforma. Para esse novo momento a empresa passou por uma transformação de identidade visual de toda sua estrutura. Cada programa da grade ganhou uma nova identidade visual que combinasse com o conteúdo apresentado. Todos os estudos e pesquisas com a audiência para o desenvolvimento desse rebrand foram desenvolvidos pelo designer Daniel Pessoa.

“Pensando no mundo moderno e tecnológico que nos rodeia, a marca começou um novo posicionamento em sua grade de programação e nas redes sociais, interagindo com seus ouvintes e telespectadores de forma mais descontraída, trazendo o público para mais perto e transformando os chats de suas lives em uma grande sala de estar onde se recebe os amigos,” assinala Daniel.

A transformação se deu também porque a Capital Multiplataforma, que está presente no dial (1040 kHz AM), pode ser vista atualmente pelo app e pelas redes de streaming da emissora como Facebook e no Youtube.

Pesquisas e estudos de personas definiram cores e formas
Uma das características da audiência da Capital Multiplataforma é a fidelidade. As pessoas ouvem a grade inteira e debatem com os apresentadores. “Fizemos pesquisas sobre cada ouvinte que acompanha a rádio. Para cada programa foram pensadas cores e formas específicas para agradar os perfis da audiência de cada programa e de cada apresentador,” descreve Pessoa.

 O designer Daniel Pessoa salienta que foram necessárias algumas pesquisas para a criação de personas específicas para cada programa, esses estudos ajudavam a definir o sexo, idade, região onde moram e o que cada ouvinte da rádio preza. "Era preciso conhecer o nosso público, para que pudéssemos desenhar novas campanhas, desenvolver o novo posicionamento dos influenciadores e claro abrir portas para as novidades que a rádio planeja."

A emissora pesquisou minuciosamente o ouvinte do aplicativo, os ouvintes que assistem às lives do Youtube e do Facebook e quem eram os ouvintes que acompanham pelo dial da AM. O perfil dessas personas foi construído a partir de um estudo grande e minucioso com técnicas de SEO e de posicionamento de branding.



A logo institucional foi atualizada. O tom de azul que era utilizado foi suavizado para ficar mais moderno e passar mais confiança, segurança e claro a calma que precisamos no mundo atual, além disso foi retirado o shader 3d que era moda no início dos anos 2.000. Com isso a marca ganhou novo modelo 2D, compacto e flexível.

Pessoa explica que a mudança não está apenas nos logos, mas em toda a dinâmica da rádio, as postagens nas redes sociais, playlists no Youtube de cada programa, sem contar com o Reality Capital Festa Sertaneja que abriu várias portas com novos parceiros para a rádio.

Daniel Pessoa
Designer Daniel Pessoa

Designer Daniel Pessoa

Experiente, Pessoa foi responsável por desenvolver artes para musicais e identidade de marca de quadros do Domingão do Faustão e do Altas Horas e atuou junto ao jornalismo da Rede Globo em frentes como o GNews, SPTV, Jornal Nacional, Jornal da Globo e Fantástico, além do programa Bem-Estar.


O profissional chegou à Capital há três meses para capitanear a adequação do design e posicionamento da marca da emissora frente às transformações decorrentes da incorporação de inovações tecnológicas e novas formas de chegar à sua audiência.

A Capital está fazendo ainda alguns estudos de televisão. O objetivo é que cada programa seja ainda mais atrativo, mais bonito e mais acolhedor para os nossos ouvintes. O primeiro programa a entrar nesse formato de grade foi o “Tá no ar com Vinny” e o “Reality Capital Festa Sertaneja”, que é um case de sucesso. “Não esperávamos algo tão grande como temos visto.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp