08/04/2021 às 10h14min - Atualizada em 08/04/2021 às 16h10min

Carro para cidade: 5 pontos para identificar o carro ideal

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Você sabe como escolher carro para cidade? Se vive em um ambiente urbano, precisa aprender. Afinal de contas, não dá para negar que a cidade oferece contextos muito diferentes do cenário mais rural. Portanto, um automóvel que se dá bem por lá, não terá bons resultados em outros ambientes e vice-versa. Dessa forma, é importante saber como fazer a melhor escolha para você.

De acordo com o IBGE, pouco mais de 8 em cada 10 brasileiros vivem em áreas urbanas, com quase 2 em cada 10 vivendo em áreas rurais. Além disso, os que vivem em áreas urbanas não apresentam muito hábito de pegar a estrada. É claro que sempre acontece uma viagem de fim de semana ou algo do tipo, mas o uso mais comum para os carros é andar na cidade mesmo, enfrentando os contextos básicos desse ambiente.

E aí, como escolher carro para cidade? Existem algumas dicas que podem ajudar? Claro que sim! Para saber mais, siga a leitura do artigo abaixo!

Como escolher carro para cidade em 5 pontos

1. Entenda o contexto urbano

O primeiro ponto para poder escolher um bom carro para cidade é entender qual é o contexto urbano. Afinal de contas, dirigir na cidade é diferente de dirigir na estrada ou na zona rural.
Para começo de conversa, as cidades tendem a ter as ruas asfaltadas, mas nem sempre. Ainda existem muitas cidades no Brasil com paralelepípedo, o que gera uma experiência diferente e exige maior poder da suspensão do automóvel.

Além disso, dirigir em qualquer cidade do planeta é uma experiência de acelerar e frear, acelerar e frear. Ou seja: o câmbio é constantemente usado, assim como a embreagem, o freio, o motor. Enfim, é necessário um carro com maior resistência nas peças, câmbio automático de preferência e outros fatores.

2. Pesquise as melhores marcas

Existem algumas marcas que são feitas para um determinado cenário. Por exemplo, a maioria dos carros Jeep foram feitos para a estrada ou zona rural. A marca é conhecida por sua robustez e seus automóveis aventureiros. Por isso é raro ver um Jeep na cidade, mas é mais comum vê-los em ambientes de aventura.

Já outras marcas, como as mais populares (Chevrolet, Fiat, Volkswagen) contam com carros feitos para cada público, incluindo aquele mais urbano.

Nesse caso, é importante contar com as marcas mais conhecidas, mas também que tenham maior qualidade. Isso porque elas tendem a ter carros feitos para o setor urbano, mas com bom suporte de peças e apoio das oficinas mecânicas.

Se você acabar comprando uma marca mais rural ou de carros importados, acabará tendo dificuldade para fazer a manutenção ou comprar peças, caso não viva em grandes metrópoles.

3. Analise o consumo

Se você já pesquisou sobre carros, provavelmente viu informações de consumo do automóvel “na estrada” e “na cidade”. Por que há essa diferença? Porque dirigir na cidade é um constante “acelera e freia”. Na prática, isso resulta em maior desperdício de energia pois o motor precisa ficar constantemente queimando mais e mais combustível, enquanto na estrada o próprio movimento do carro ajuda a queimar menos.

Portanto, é essencial analisar o volume de consumo do carro na cidade, sem se impressionar com os resultados na estrada. Considerando que a gasolina pode chegar a R$5,60 no Brasil todo, economizar no combustível é essencial para ter uma boa experiência.

4. Verifique a necessidade de manutenção

Todo carro precisa de manutenção a cada x milhares de quilômetros. O valor do X dependerá de cada modelo, claro. Alguns pedem a cada 20 mil quilômetros, outros a cada 15 mil.

Seja como for, é importante que a marca escolhida não só tenha a infraestrutura para fazer a manutenção do carro selecionado, como também tenha peças a baixo custo caso seja necessário substituí-lo.

Hoje em dia, as montadoras fecham pacotes de seis revisões ao redor de R$3.000,00 ou um pouco mais. Portanto, pesquise por essas opções também.

5. Considere o seu contexto

Por fim, considere bem o seu contexto antes de fechar a compra de um carro. Se você morar em uma cidade com muita subida e descida, opte por um motor mais potente e com mais torque. Assim, você não ficará parado na ladeira.

Já se sua cidade for na praia, opte por carros mais fáceis de limpar e proteger contra a maresia, que tem efeitos devastadores. Dessa forma, fica mais fácil selecionar o modelo certo para você.

Pronto! Agora você já sabe como escolher carro para cidade. Lembre-se de que é importantíssimo considerar basicamente dois pontos principais: o consumo de combustível e como o automóvel lida com o "acelera e freia" constante do trânsito urbano. Fora isso, o restante vai depender mesmo de cada contexto. Em cidades com muitas subidas e descidas, vale a pena investir em motores com mais torque e potência. Já em cidades mais planas, talvez valha a pena outros recursos.

E aí, qual é o carro ideal para você? Comente abaixo!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp