05/04/2021 às 15h16min - Atualizada em 06/04/2021 às 10h00min

Conheça 10 universidades no exterior que aceitam a nota do Enem 2020

Conheça as instituições de ensino fora do Brasil que aceitam a avaliação do Enem; são mais de 500 vagas disponíveis na Europa; resultado foi divulgado na última semana

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Santos
Freepik

Na última semana, em 29 de março, foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020. Você sabia que a nota pode ser utilizada para conquistar uma vaga em grandes instituições de ensino superior do Brasil e do exterior? São mais de 500 vagas disponíveis na Europa e centenas de oportunidades em outras instituições ao redor do mundo. 

 

Mesmo com a pandemia do Covid-19, e com os atrasos relacionados ao adiamento do Enem, algumas instituições nos Estados Unidos, Canadá e na Europa estão aceitando a pontuação como método de ingresso, mas os procedimentos variam de acordo com o protocolo de cada universidade. 

 

Pensando nisso, Matheus Tomoto, especialista em educação, que há mais de cinco anos se dedica a projetos para potencializar a qualidade de ensino no Brasil e ajuda jovens de todo o país a conquistar vagas em instituições no exterior com a Universidade do Intercâmbio, selecionou algumas informações sobre 10 instituições de ensino superior do exterior e os respectivos países, que aceitam a pontuação do exame em 2021. 

 

A nota do Enem na Europa

Muitas instituições de ensino superior na Europa aceitam o Enem como forma de ingresso, principalmente em Portugal, onde existe, desde 2014, um acordo de cooperação internacional entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e as instituições de ensino locais, que garantem o convênio de mais de 50 instituições de ensino entre Brasil e Portugal. Cada universidade tem seu próprio calendário e seus critérios individuais para os programas de ingresso. Confira algumas delas:

 

Portugal

Universidade de Algarve (UAlg) - As inscrições estão na terceira fase de candidatura e seguem abertas até 17 de julho, com mais de 200 vagas disponíveis, para 42 cursos. 

 

Universidade de Coimbra (UC) - A Universidade de Coimbra tem o maior número de vagas disponíveis para brasileiros a partir do Enem. São mais de 500 vagas distribuídas, em 48 cursos. As inscrições podem ser realizadas até 06 de agosto. 

 

Reino Unido

Universidade de Bristol - Mesmo com a pontuação do Enem, o estudante precisa realizar a inscrição no Serviço de Admissão em Universidades e Faculdades (UCAS). Segundo o site da instituição, um a cada quatro estudantes estrangeiros na Bristol é brasileiro. As datas de admissão devem ser consultadas devido aos protocolos da Covid-19. 

 

Oxford - Uma das maiores universidades do mundo também aceita o Enem como um dos critérios de avaliação para futuros estudantes. Em conjunto, é preciso elaborar uma carta de motivação e passar pelo UCAS. As inscrições seguem até outubro de 2021. 

 

França

Além da pontuação mínima exigida para o Enem, para estudar na França é necessário comprovar que domina a língua francesa e ter boas notas no histórico escolar. O estudante também pode aplicar, a partir da aprovação, em alguma graduação brasileira que tenha o curso semelhante ao que deseja na instituição de ensino francesa escolhida. Universidades como Université Paris-Sud e École Normale Supérieure ainda estão aceitando o ingresso via Enem, em 2021. Todas as informações podem ser esclarecidas pelos e-mails das instituições. 

 

Aplicando a nota do Enem nos EUA e Canadá

Algumas instituições de ensino nos Estados Unidos e no Canadá também aceitam a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio como porta de entrada nos seus principais cursos. Entretanto, os estudantes que desejam ingressar em universidades norte-americanas devem se atentar à confirmação da nota do exame pelos responsáveis da escola, na qual estudou durante o seu ensino médio, à documentação exigida e aos requisitos do processo seletivo de cada instituição. 

 

Estados Unidos

New York University (NYU) - Devido aos protocolos de segurança da Covid-19, a instituição optou por uma alternativa que atenda a necessidade dos estudantes estrangeiros. Por isso, a Universidade definiu como opcional o envio dos resultados de testes padronizados, como SAT e ACT, para futuros alunos de 2021-2022. Apesar da possibilidade de adotar formas de admissão mais simples, Matheus lembra que o mais importante é cumprir o máximo de requisitos, sejam eles opcionais ou não . “Quanto mais completa a aplicação para a vaga, melhor.”

 

Northeastern University - Como critério para seleção, é preciso realizar o Common Application e acompanhar os calendários de inscrições. A nota do Enem 2020 poderá ser utilizada para o ingresso da turma de 2022 da Northeastern University. 

 

Canadá

Universidade de Toronto - Uma das maiores do país utiliza a pontuação do Enem em conjunto com o currículo escolar do candidato. As datas de inscrições variam de acordo com o curso escolhido, mas ainda tem oportunidades de inscrição até junho de 2021. 

 

Humber College - Com inscrições abertas em todo o ano, a Universidade segue os mesmos critérios da Universidade de Toronto. As exigências são apenas alteradas de acordo com cada curso, como documentações, portfólio e atividades extracurriculares. 

 

Todas as instituições de ensino têm seu próprio sistema de bolsas de estudo, se diferenciando de acordo com o regulamento de cada universidade, e as taxas cobradas variam de acordo com a moeda local de cada país. 

 

Matheus reforça que, para seguir em oportunidades fora do país, é necessário estar preparado para os desafios e acompanhar os calendários das universidades desejadas. E, para isso, o especialista realiza semanalmente aulas ao vivo, gratuitas, no seu canal no Youtube e no Instagram, compartilhando experiências e dicas para ajudar jovens de todo o Brasil a conquistarem estágios, bolsas de estudos, cursos e empregos ao redor do mundo. 

 

“Dedicação, força de vontade e muito estudo. É importante estar preparado quando as oportunidades surgem. Mesmo com as dificuldades para estudar na quarentena, o esforço para conseguir uma boa pontuação no Enem reflete nos resultados das aplicações”, afirma o especialista. 

 

Resultado do Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, os candidatos poderão consultar o resultado pela internet, exclusivamente na Página do Participante. Lembrando que apenas os estudantes que finalizaram o ensino médio em 2020 poderão ter acesso à pontuação. Já os estudantes que realizaram o exame na categoria ‘treineiro’ terão acesso às notas somente em 29 de maio. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp