01/04/2021 às 12h00min - Atualizada em 04/04/2021 às 15h59min

Como navegar com mais segurança na internet?

Criada em 2012, a NordVPN oferece ferramenta para garantir a segurança dos usuários na internet

DINO
http://nordvpn.com


Cada vez mais a internet traz facilidades para o cotidiano das pessoas. Porém, ao passo que avança, ameaças novas acabam surgindo. Por isso, é necessário ficar atento e tomar cuidado por onde e como se navega. Como aliada nesse campo, a NordVPN, especialista em privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN), se solidifica como uma das mais eficientes soluções no mercado internacional.

Atualmente a empresa está entre as líderes em segurança on-line por conta do fornecimento de redes privadas virtuais a empresas e usuários, sendo hoje utilizadas por mais de 14 milhões de usuários em todo o mundo, com estrutura de mais de 5,6 mil servidores distribuídos em 59 países para assegurar velocidade e segurança na conexão.

O mercado brasileiro ainda aponta algumas falhas na utilização da ferramenta, como a falta de segurança on-line, problema na privacidade pessoal, conteúdo bloqueado e limitado na internet, insegurança no Wi-Fi público e o compartilhamento digital inseguro.

A falta de segurança on-line pode ser considerada o fator de maior ameaça, visto que a razão mais importante para o uso de VPN é justamente a segurança. A ferramenta oferece um túnel criptografado para transferência de dados entre o dispositivo do usuário e o site host, eliminando as oportunidades de ter suas informações expostas e impedir o rastreamento de suas atividades.

Não utilizar VPN pode colocar em risco a privacidade do usuário, tornando-o mais vulnerável a sofrer ataques de hackers e ter suas informações expostas - é legalmente aceitável que ISPs (Internet Service Provider - fornecedor de acesso à internet) vendam dados para empresas, institutos de pesquisa, anunciantes e agências do governo, tornando o uso da ferramenta uma questão de privacidade pessoal, uma vez que ela bloqueia o rastreamento.

Grande parte do conteúdo disponível na internet é regionalizado, o que significa que, conforme a localização do usuário, poderá não ter acesso a ele, a não ser que use uma VPN que permita navegar de qualquer lugar por meio dos servidores remotos.

A utilização de Wi-Fi público pode ser uma ameaça por essas redes raramente serem criptografadas e não apresentarem proteção. Nesse caso, poderão ser expostos dados dos usuários, como senhas de banco e número de cartão de crédito. É necessário também ficar atento ao compartilhamento de arquivos on-line.

Nesse tipo de transação, quando feita sem segurança, o navegante virtual também fica vulnerável a ataques. A vantagem da VPN é proporcionar navegação segura em redes públicas, e no caso dos brasileiros é comumente utilizada para acessar conteúdo de entretenimento internacional.

A boa notícia é que o mercado está aquecido. A pandemia do novo coronavírus transformou a dinâmica de todo o mundo, os modos de trabalho e de consumo, fazendo, por exemplo, com que áreas que antes não utilizavam o home office passassem a adotá-lo, além do crescimento das transações on-line. Dessa maneira, foi possível perceber um crescimento no mercado de VPN em 2020 quando comparado ao ano anterior.

Tomando como referência o estudo realizado pela Cetic.br, brasileiros de todas as classes econômicas passaram a comprar mais on-line. A classe C quase dobrou o volume de transações, passando de 37% em 2019 para 64% em 2020. Nas classes D e E esse número foi ainda maior, saltando de 18% para 44% no mesmo período, sendo evidenciada mais uma vez a importância de uma navegação segura.

Para 2021 a projeção é bem otimista. Estima-se que o mercado internacional de VPN alcance a marca de US$ 31,1 bilhões. Ainda que não seja muito precisa a projeção, em 2022 já se fala em atingir US$ 35,73 bilhões. Indo além, estima-se que entre 2020 e 2026 o CARG (Compound Annual Growth Rate, na tradução livre, taxa de crescimento anual composta) irá crescer 12%.



Website: http://nordvpn.com
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia