04/04/2021 às 13h49min - Atualizada em 04/04/2021 às 13h49min

Antes renegada, Netflix pode ser a estrela do Oscar no ano do streaming

Com os filmes de estúdios tradicionais no escuro por conta do fechamento dos cinemas, as plataformas de streaming devem ter em 2021 o ano de destaque no Oscar

AB Notícia News
Análise de Brian Lowry, da CNN
Shannon Stapleton/Reuters
Depois de um recorde negativo de público no Emmy e, mais recentemente, no Globo de Ouro, o Oscar revelará suas indicações na segunda-feira (15) diante de um cenário semelhante. E, ironicamente, a melhor esperança de o Oscar não render outro desastre de audiência pode estar em um participante recentemente convidado para a festa, que, em outro momento, sofreu resistência: a Netflix.
 
Por conta da pandemia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood adiou sua cerimônia por dois meses, passando do final de fevereiro a 25 de abril e expandindo a janela de elegibilidade. A academia removeu temporariamente um dos requisitos para indicação de filmes, que é a exibição nos cinemas.
No entanto, essas medidas, anunciadas em abril do ano passado, foram sucedidas por um ano sem grandes sucessos de bilheteria ou grandes campões de audiência. O que se viu foi um certo desânimo entre os espectadores.
 
Essa falta de apelo popular deve abrir espaço para filmes que não têm peso para competir pela melhor produção, mas tendem a ser reconhecidos em premiações técnicas. São os casos de Viúva Negra, Godzilla vs. Kong e a mais recente aventura de James Bond, 007 – Sem tempo para morrer, todos atrasados por conta das medidas de prevenção contra a Covid-19.
 
Três filmes caros que receberam apenas críticas moderadamente entusiasmadas foram Mulher-Maravilha 1984, Mulan e Tenet, que estão entre os poucos filmes com grande orçamento.
 
Alguns especialistas e comentaristas da indústria cinematográfica disseram que, neste ano, pode haver uma dinâmica um pouco diferente do que se viu em outras edições do Oscar. As pessoas não terão visto os filmes indicados - e provavelmente não assistirão à cerimônia -, mas os filmes que ganharem os prêmios importantes devem ser beneficiados pela curiosidade do público após a premiação. A expectativa é que as pessoas confiram as produções para ver se foram dignas dos prêmios.
É aí que, teoricamente, a Netflix entra. No início desta semana, o serviço de streaming mais popular recebeu três indicações, assim como a concorrente a Amazon, para a lista de indicados a melhor filme do Prêmio do Sindicato de Produtores da América com as produções A Voz Suprema do Blues, Mank e Os 7 de Chicago. O primeiro deles teve a atuação notável de Chadwick Boseman. A premiação póstuma do ator, que ficou famoso após seu papel em Pantera Negra, foi o principal momento do Globo de Ouro.
 
Para a academia, as indicações das produções da Netflix para o 93º Oscar poderiam ajudar a dar a um grande número de pessoas a chance de se familiarizar com mais filmes indicados, já que a plataforma conta com a força do seu marketing para divulgar suas produções, enquanto as demais ficaram um pouco no escuro por conta da falta de acesso do público.  
A Netflix, é claro, não estará sozinha entre as plataformas de streaming, embora seja a maior entre elas, com mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo.
 
A Amazon recebeu indicações durante a preparação para o Oscar por filmes como Uma Noite em Miami e Borat: Fita de Cinema Seguinte. O Hulu, outra plataforma de streaming, poderia deter os direitos de um potencial ganhador depois da aquisição de Nomadland, drama americano escrito e dirigido pela chinesa Chloé Zhao. O recém-lançado no Brasil Disney + estreou Soul, favorito entre as animações.
 
Mesmo assim, isso pode não ser suficiente para poupar o Oscar do destino vivido por outras cerimônias durante a pandemia. A Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio pareceu reconhecer as mensagens deixadas pelo público após o fracasso das exibições do Globo de Ouro e do Emmy e reduziu seu próximo evento a um especial de uma hora, gravado com antecedência, bem diferente do tradicional jantar repleto de estrelas. (Os prêmios são televisionados pela rede irmã da CNN, WarnerMedia, TNT.)
 
Muita coisa mudou desde a histórica vitória de Parasita como melhor filme no Oscar do ano passado, mas a audiência tem caído constantemente. Talvez o maior problema enfrentado pela indústria de programas de premiação seja olhar além dos últimos 12 meses, para o que todos esperam que seja um mundo pós-pandêmico: depois de um ano de compreensível indiferença aos programas de premiação, esses eventos irão se recuperar junto com o interesse reprimido em ir ao cinema?
 
Parafraseando uma heroína de cinema famosa, isso é um problema para outro dia.
 
As indicações ao Oscar serão anunciadas em 15 de março, com a cerimônia indo ao ar em 25 de abril. 
 
Texto traduzido. Leia aqui a versão original em inglês.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia