01/04/2021 às 14h43min - Atualizada em 04/04/2021 às 10h20min

Sensor de movimento Psiu Sem Fio elimina uso indevido em escada de emergência em shopping

Equipamento, desenvolvido pela Psiu Sem Fio, transmite avisos para central de segurança e emite frase para avisar que a pessoa está em um lugar proibido

DINO


Após dois meses em teste em um shopping center da capital de São Paulo, com grande circulação de pessoas, o coordenador de segurança, Alexandre Cardeal, constatou que o número de intrusão de pessoas na escada de emergência chegou a zero, o que aumentou o controle de transeuntes, consequentemente, eliminou práticas indesejadas no local e fez diminuir as rondas.

A experiência com o sensor de movimento com alerta sonoro tem ocorrido em uma das 68 escadas existentes no comércio. "Antes a fiscalização era feita somente por meio de rondas da equipe de vigilância, que alternava entre os períodos.", explica Cardeal. "Com a utilização do equipamento, a circulação de visitantes nessa única escada foi extinguida e pudemos concentrar nossos vigilantes em outros pontos essenciais", completa.

O responsável pela segurança do shopping também informa que o equipamento tem a vantagem de proporcionar uma rápida informação ao centro de segurança, utilizando uma rede Wi-Fi de qualidade.

SENSOR PARA PORTAS

A experiência no shopping, de acordo com Cardeal, inclui também o sensor para portas, utilizados nos guardadores dos hidrantes, em consequência dos casos de furto, o que também foi zerado com a chegada do novo produto.

Segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as saídas de emergência em edifícios comerciais e shoppings centers devem permitir fácil acesso e escoamento dos indivíduos. Tal condição, pode prejudicar o controle de pessoas nesse ambiente e também dificultar o controle da segurança.

Com o objetivo de diminuir essa realidade, bastante frequente em shoppings e edifícios, o Psiu, que há mais de 10 anos investe em tecnologia de chamadas sem fio, desenvolveu o transmissor com sensor de movimento, TX041, o qual emite diversos avisos por meio de rádio frequência para a central de segurança, quando há fluxo de visitantes não autorizados.

José Rubens Almeida, diretor da empresa, explica que além de capturar o movimento indevido, o equipamento também emite uma frase para a pessoa que está no local. Esse alerta tem o intuito de advertir a pessoa não autorizada e solicitar que se retire. No mesmo momento, a central é informada do ocorrido.

Com esse sistema, busca-se potencializar a vigília das empresas de segurança nas escadas de emergência dos estabelecimentos e promover a prevenção quanto à má utilização das áreas restritas, e deixar livre apenas para situações de emergência.

"Uma das formas que os sensores de movimento usam para identificar o fluxo nas escadas é enviar o número dos andares em sequência. Se o indivíduo sobe do primeiro andar para o segundo, o sinal vai ser emitido sucessivamente, então é registrado no painel todos andares percorridos", conclui Almeida.

Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia