03/04/2021 às 19h58min - Atualizada em 03/04/2021 às 19h58min

Licenciamento de veículos registrados não foi prorrogado

Carta de comunicação do licenciamento com prazos deixou de ser enviada pelos Correios

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Bruno Concha - Secom
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), alerta a população que os veículos já registrados devem seguir o calendário anual do licenciamento integrado, que tem como referência o vencimento do imposto sobre automóveis (IPVA), de acordo com o final da placa. Além do tributo, o proprietário deve quitar a taxa administrativa do Detran-BA e multas existentes. Em 2021, a cobrança do seguro obrigatório DPVAT foi suspensa. 
 
O alerta é motivado devido a prorrogação dos prazos para o registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro deste ano. O registro desses veículos foi suspenso por tempo indeterminado, seguindo a medida que está prevista na portaria 202, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 
 
Em função da alteração nas rotinas dos cidadãos, por causa da Covid-19, o departamento recomenda que eles fiquem atentos aos prazos do licenciamento, para evitar transtornos. "É preciso deixar bem claro que a renovação do licenciamento dos veículos que circulam no estado não foi alterada. Os proprietários devem cumprir a tabela do IPVA para regularizar o carro. A prorrogação dos prazos é exclusivamente para veículos novos. Notamos que muitas pessoas estão confundindo e acham que a prorrogação dos prazos é geral, mas não é. O carro sem o licenciamento em dia está sujeito a multa e remoção", explicou o diretor de Veículos do Detran-BA , Lucas Machado.
 
Em março, venceu a primeira cota do pagamento do licenciamento para veículos de placas terminadas em 1 e 2, para quem optou pelo parcelamento do IPVA em três cotas. Em abril, será a vez das placas de final 3 e 4. Para o pagamento em cota única, é aplicado o desconto de 5%. A quitação pode ser feita no Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. O calendário com todos os prazos está disponível no site do órgão (www.detran.ba.gov.br), onde é possível consultar dívidas do veículo. O Detran-BA ressalta que deixou de enviar a carta de comunicação do licenciamento pelos Correios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia