30/03/2021 às 10h46min - Atualizada em 30/03/2021 às 13h20min

Os 9 melhores filmes de todos os tempos para empreendedores

Mesmo aqueles empreendedores mais bem-sucedidos precisam de alguma motivação e inspiração de vez em quando.

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Pessoalmente, acho que não há melhor maneira de impulsionar ou redirecionar o apetite de negócios de um profissional do que assistir a um filme inspirador com uma grande mensagem. Então, eu decidi fazer minha própria lista com os melhores filmes sobre empreendedorismo de todos os tempos. A lista é minha mas a nota é do IMDB, um site gringo que costuma criar seu próprio ranking de filmes de todas as áreas.  
 

E os meus filmes favoritos são aqueles que me deixam muito motivado, com energia e pensando profundamente nos negócios. Espero que esses filmes possam te ajudar a se tornar um empresário melhor do que você já é. 
 

Eles não estão em uma ordem específica, e todos os filmes variam em termos de enredo. Mas, todos eles têm uma forte mensagem sobre empreendedorismo que pode ser trazida para o mundo dos negócios reais. Espero que goste e, antes que eu esqueça, tenho um pedido para você no final do artigo. 
 

Os 9 filmes mais inspiradores de todos os tempos para empreendedores 
 

1. Em busca da Feliciade (2006) 

2. Fome de Poder (2016) 

3. Wall Street - Poder e Cobiça (1987) 

4. A Rede Social (2010) 

5. Rocky (1976) 

6. Joy (2015) 

7. Jerry Maguire (1996) 

8. O homem que Mudou o Jogo (2011) 

9. Sala da caldeira (2000)  
 

1. Em busca da Feliciade (2006) 
 

Talvez este seja um dos filmes mais inspiradores e emocionantes que já vi. Sempre que preciso de motivação, este é um dos filmes que volto a assistir. Na verdade, este é um dos filmes mais comuns que muitas empresas de sucesso sugerem que seus colaboradores assistam. 
 

Baseado em uma história real, Chris Gardener (Will Smith), é o pai solteiro de seu filho Christopher (Jaden Christopher Syre Smith), que não vai parar por nada deste mundo até tirar sua família da pobreza. 
 

Este filme está na minha lista com os 9 maiores filmes inspiradores sobre empreendedorismo e resiliência, pois, passa uma mensagem clara de que precisamos estar prontos para trabalhar duro em nossosempreendimentos e por nossos sonhos, independentemente da situação, comece onde estiver, com o que tiver à mão e nem pense em desistir. 
 

Mas, é importante lembrar que não há nada garantido e precisamos estar preparados para todas as eventualidades. Trabalho árduo e dedicação são fundamentais e esses princípios brilham neste filme. 
 

Eu recomendo que você assista 'Em busca da Feliciade', pois, certamente te dará um impulso para superar as dificuldades em sua própria busca pela felicidade. 

Nota no IMDB: 8.0 / 10 
 

Principais mensagens: 
 

- Dedicação e trabalho duro devem ser suas armas ao tentar alcançar seu grande objetivo 
 

- Não desista! Mesmo quando ficar difícil, mantenha uma atitude mental positiva 
 

- Acredite no seu potencial 
 

2. Fome de Poder (2016) 
 

Considero este um dos melhores filmes de negócios já feitos, imperdível para todos os empreendedores, principalmente os dos setores de vendas e marketing. A gigante da alimentação, McDonald's, é conhecida mundialmente e alimenta 1% da população do planeta, todos os dias. Este filme é sobre os dois irmãos que começaram uma empresa revolucionária, mas que não tinham a visão necessária para torná-la grande, e sobre o homem que realmente fundou a maior rede de fast food do mundo. 
 

Também mostra como a disposição para o sucesso, o trabalho árduo e o comprometimento com suas metas sem sombra de dúvidas levam ao sucesso, ao mesmo tempo em que enfatiza o quão cruel os negócios podem ser quando você não tem o mindset preparado para o mundo dos negócios ou a confiança que deveria ter. 'Fome de Poder' é um lembrete gentil para permanecer com 'fome' e não desistir de seus empreendimentos. Um filme motivacional. E ao mesmo tempo, você aprende que sempre existe o risco de ser superado pelos concorrentes. 

Nota no IMDB: 7,2 / 10 
 

Principais mensagens: 
 

- Vontade de vencer 
 

- Não fique contente com o que você já tem, sempre se esforce para ser melhor e ter mais 
 

- Seja forte e confiante ao entregar sua mensagem de negócios 
 

3. Wall Street - Poder e Cobiça (1987) 
 

Gordon Gekko (Michael Douglas) é um tubarão de Wall Street que parece nunca saber “Quanto e quando é o suficiente”. Bud Fox (Charlie Sheen), um jovem e ambicioso corretor que adimira Gekko e faz de tudo para conhecê-lo. 
 

Acho que este é um dos maiores filmes de negócios de todos os tempos, especialmente para os jovens e aspirantes a corretores de ações e empresários. Ele destaca como o fator emocional influencia no mundo dos negócios. 
 

Acredito que uma bússola moral, ter suas próprias diretrizes, é essencial nos negócios e você precisa estar pronto para tomar a decisão certa, na hora certa, mesmo que seja a decisão mais difícil. 

Nota no IMDB: 7.4 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Trabalho duro e dedicação 
 

- Saber o que você quer e trabalhar até chegar lá 
 

- Esteja preparado para tomar decisões difíceis em negócios onde os valores pessoais e profissionais estão sendo testados o tempo todo. 
 

4. A Rede Social (2010) 
 

Sem dúvida um dos melhores filmes de empreendedorismo de todos os tempos, 'A Rede Social' conta a história de Mark Zuckerburg e as coisas pelas quais ele passou como empresário e desenvolvedor para chegar onde está hoje. O filme também aborda o lado mais sombrio do empreendedorismo e os desafios que podem vir com o sucesso rápido. 
 

No mundo do empreendedorismo dos programadores, 'A Rede Social' fornece evidências de que paciência e trabalho árduo são necessários antes que de se atingir o sucesso. 
 

A 'Rede Social' também pode ser usado como um lembrete de que grandes empresas, como o Facebook, não chegaram onde estão hoje por acidente ou por sorte. Este filme mostra que não há maneira fácil de se construir um negócio de bilhões de dólares. 

Nota no IMDB: 7,7 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Tornar-se um empreendedor não é uma passagem garantida para o sucesso rápido 
 

- Você deve trabalhar duro para atingir seus objetivos 
 

- Use seus inimigos, (sim, inimigos), para elevar sua motivação 
 

- É um verdadeiro insight sobre as redes sociais 
 

5. Rocky (1976) 
 

Um clássico filme motivacional que é amado por milhões de pessoas no mundo todo há décadas, eu recomendaria assistir 'Rocky' porque mostra que às vezes você não precisa vencer para melhorar. 'Rocky' é um filme sobre ser o azarão em uma determinada situação, o cara que não tem nada a perder, a não ser seu próprio tempo. Rocky é um personagem com o qual agora estamos familiarizados e para o qual qualquer pessoa acaba torcendo. 
 

Todos os novos empreendedores são essencialmente pessoas com muitas dúvidas e medos e, portanto, a autodescoberta de Rocky ao longo do filme é uma inspiração para todos nós nos conhecermos melhor e acreditar em nossa capacidade, independentemente de nossa experiência e de onde viemos. 

Nota no IMDB: 8.1 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Nunca se preocupe em ser o azarão entre seus concorrentes 
 

- Trabalho árduo e dedicação geralmente são recompensados por resultados 
 

6. Joy (2015) 
 

'Joy' é um filme sobre perseverança e superação de problemas nos negócios com muito trabalho e dedicação. Conforme os espectadores veem Jennifer Lawrence construir seu império, isso ensina uma lição essencial de negócios; se você realmente acredita em algo, faça tudo o que puder até que você consiga atingir seu objetivo. 
 

Eu acredito fortemente que este é um dos melhores filmes de negócios de todos os tempos. Ele realmente mostra como o uso de diferentes técnicas e plataformas de marketing pode aumentar as vendas e o reconhecimento da marca em grande escala. 

Nota no IMDB: 6,6 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Seja paciente e acredite no seu processo 
 

- Igualdade de gênero. Não são apenas os homens que podem ser empresários de sucesso 
 

- Nunca tenha medo de tentar métodos diferentes de marketing para promover seus produtos 
 

7. Jerry Maguire (1996) 
 

O filme mostra um sentimento de compaixão e destaca que, no empreendedorismo, as pessoas geralmente pagam por quem você é, e nem sempre pelo dinheiro que pode ganhar para elas, por mais contra intuitivo que isso possa parecer. Neste filme, você logo começará a ver a diferença entre o sucesso percebido e o sucesso real. O filme 'Jerry Maguire' gira em torno da autodescoberta. 
 

Como empresário, Jerry entende que há necessidade de se ganhar dinheiro nos negócios, mas começa a entender que o relacionamento entre as pessoas é mais valioso do que o próprio dinheiro. 

Nota no IMDB: 7.3 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Networking e relacionamentos são importantes para empreendedores 
 

- Ter boas habilidades de comunicação pode fazer toda a diferença 
 

- A diferença entre o sucesso percebido e o sucesso real 
 

8. O Homem que Mudou o jogo (2011) 
 

O filme 'O Homem que Mudou o jogo', estrelado por Brad Pitt, demonstra como os empreendedores que trabalham duro e tomam decisões bem embasadas podem alcançar realizações incríveis sem necessariamente ter grandes somas de dinheiro por trás deles. 
 

Eu recomendaria assistir 'O Homem que Mudou o jogo', pois, ele combina muitos traços essenciais do empreendedorismo para construir um negócio de sucesso. Ele também destaca como o planejamento e a pesquisa podem transformar algumas desvantagens percebidas em puro poder. 

Nota no IMDB: 7.6 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Ter capital inicial não significa certeza de sucesso 

- Trabalhar junto com outra pessoa em uma parceria pode trazer outras ideias e uma perspectiva diferente para os problemas 

- Experimente novos métodos de abordagem 

  

9. Sala da caldeira (2000) 

  

Este é um dos filmes mais inspiradores para negociantes e jovens empreendedores. O filme apresenta um discurso magnífico do personagem de Ben Affleck que com certeza abrirá seus olhos para o mundo dos negócios e do dinheiro. 
 

'Sala da caldeira' nos mostra que é este nível distinto de dedicação e paixão que impulsiona o sucesso, um nível de sucesso quase contagiante. Um filme que nos lembra que para ter sucesso, não precisamos necessariamente ser inteligentes, mas devemos mostrar respeito e acreditar em nossa própria motivação e capacidade. 

Nota no IMDB: 7.0 / 10 no IMDB 
 

Principais mensagens: 
 

- Comprometimento e trabalho árduo 
 

- Sempre seja curioso. Pergunte muito e investigue tudo. Você pode estar perdendo uma boa oportunidade 
 

- Apesar de ser um empresário de sucesso, ainda é importante ter valores morais sólidos e fazer a 'coisa certa' 
 

Ganhe aquele impulso motivacional extra assistindo a grandes filmes sobre empreendedorismo. 
 

Em todos os filmes que foram mencionados neste artigo, existe um fio condutor que os une - persistência e trabalho duro, e eu acrescentaria ainda: tenha um grande senso de urgência, pense grande, faça tudo hoje, não deixe nada para amanhã, o tempo é seu ativo mais preciso e também o mais escásso. Se você quer jogar o jogo dos vencedores haja como um desde AGORA. 
 

'Vire a chave'. 
 

Não importa se você é ótimo no que faz ou tem todo o dinheiro do mundo para começar seu negócio. É a busca incansável daquilo que você mais deseja que determinará seu sucesso real. Esses filmes motivacionais podem ajudá-lo a acender o fogo dentro de você para começar essa busca. 
 

Acho que os melhores tipos de filmes de negócios são aqueles que são significativos para o espectador. Como empreendedores, muitas vezes temos que passar por vários estágios e retrocessos em nosso caminho para o sucesso. 
 

Mas o segredo está em: quando as coisas ficarem ruins, triplique seus esforços. Nunca fique na defensiva. 

Muitos de nós podemos nos identificar com filmes que mostram dedicação, comprometimento e trabalho duro, alguns desses traços comuns em empreendedores de sucesso.  
 

Agora tenho um pedido a fazer, essa lista ficaria muito melhor se tivéssemos DEZ filmes incríveis sobre empreendedorimos, você não acha? Então, qual é o seu filme favorito e que você gostaria de adicionar a esta lista? Deixe no seu comentário aqui em baixo. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp