23/03/2021 às 09h53min - Atualizada em 23/03/2021 às 20h15min

Medicina Intensiva: especialidade em ascensão no mercado de trabalho

Medicina Intensiva é uma especialidade médica cada vez mais necessária diante da crise causada pelo coronavírus e das ameaças emergentes em saúde. No entanto, ainda são poucos os médicos especialistas na área. Curso de pós-graduação em Medicina Intensiva contribui para aprimoramento profissional.

DINO
https://fgmed.org/
Médico intensivista durante trabalho


A pandemia de Covid-19 acentuou ainda mais a importância de profissionais especializados em Medicina Intensiva. Além dos altos índices de ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva, diversos estados brasileiros registraram a falta de médicos capacitados para atuar no setor.

Conforme a Demografia Médica no Brasil 2020, resultado da parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade São Paulo (USP), em 2020, o Brasil passou a contar com mais de 500 mil médicos. Deste total, apenas 7.127 (1,6%) possuíam especialização em Medicina Intensiva.

O alerta para futuras crises sanitárias também reforça a necessidade de qualificação profissional e evidencia o espaço no mercado para especialistas na área. No início de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava para outras ameaças emergentes de saúde que podem afetar a humanidade na próxima década.

Para o médico Erivelton Nascimento (CRM 743283), uma das melhores formas de se manter atualizado dentro de qualquer área da medicina é por meio de uma busca ativa pelo conhecimento em bancos de dados disponíveis com artigos científicos. "Hoje em dia, eu diria que isso é sine qua non para você se manter sempre atualizado. Estar ligado a uma instituição de ensino acaba agregando muito", ressalta.

Sobre a Medicina Intensiva
A Medicina Intensiva é a especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Esta especialidade é exercida idealmente por médicos intensivistas com formação específica, embora frequentemente os profissionais de outras especialidades como pneumologia e nefrologia atuem como plantonistas em diversas unidades.

Os cuidados intensivos geralmente são oferecidos para pacientes cuja condição é potencialmente reversível e tem uma chance de sobreviver com o apoio de terapia intensiva. Assim, o tratamento intensivo é adotado para ganhar tempo para que a aflição aguda possa ser resolvida.

Pós-graduação na área
Cursar uma especialização em Medicina Intensiva é uma ótima oportunidade para aprimorar o conhecimento e investir na qualificação profissional. O FGMED é um programa de educação médica continuada que oferece a pós-graduação em Medicina Intensiva. Todos os cursos do FGMED são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm o objetivo de aprimorar a formação dos profissionais graduados no campo das Ciências Médicas através de fundamentos teóricos e práticos da área. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.



Website: https://fgmed.org/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia