10/03/2021 às 17h30min - Atualizada em 11/03/2021 às 00h00min

Rainha Inês de Castro ganha homenagem na voz de Janine Mathias

A história da primeira rainha póstuma de Portugal inspirou a canção "Inês Rainha"- já disponível nas redes da cantora.

DINO
https://ps.onerpm.com/1796444432


Brindando a semana da mulher, Janine Mathias lança o single "Inês Rainha" em todas as plataformas de streaming. A história da primeira Rainha póstuma de Portugal ganha homenagem em forma de canção na voz da cantora.

Os versos carregados de poesia, o ritmo marcado dos tambores e a crítica presente em forma de RAP, são o resultado da parceria entre os músicos também compositores, Denis Mariano, Octavio Camargo e Janine Mathias.

"Inês é uma música que sempre quis gravar desde o tempo da Orquestra Friorenta onde pude trabalhar com o Denis Mariano que me deu agora a alegria de gravar e compor novos versos para a música. Gravar ela foi muito importante - Inês se torna a primeira música que gravo em plena gestação de um menino. No dia da gravação eu ainda não sabia que estava grávida, me emocionei ao reencontrar os músicos e por termos que manter um distanciamento pra gravar, mas consegui compor com tanta iluminação trazendo a luta que carrego enaltecendo minhas ancestrais, ouvindo a gravação tudo se explica", diz Janine Mathias.

A composição foi inspirada na história de Inês de Castro (1325-1355), assassinada pelo rei Afonso IV por viver uma intensa paixão com seu filho, D. Pedro I. Dois anos após sua morte, D. Pedro assumiu o trono de Portugal e ordenou que Inês fosse coroada como Rainha.

"Eu penso que a música tem um poder que a gente não define. Eu cantava ela com uma força maior no meu lugar de mulher negra nesse tempo - que sabe da responsabilidade de gerar um príncipe para reinar e respeitar as mulheres! Isso é revolução, é ser voz com todas as mulheres que têm consciência de que o sistema patriarcal já não pode nos calar", desabafa a cantora.

O clipe de "Inês Rainha" traz imagens da gravação e estreia do Estúdio Lahaun em Curitiba, com registro audiovisual de Carolina Bassani e produção musical de Du Gomide.

"Denis me convidou para interpretação da música que já havia escrito com Otávio Camargo e no estúdio houve a composição do RAP, que é um espelho de como ouço essa canção. Aos meus ouvidos, Inês é sobre uma mulher que não tolerou a opressão, tudo a ver com o que sou e com o que nós mulheres lutamos todos os dias. Podem tentar, mas nada nos destituirá. Ela reina em toda mulher que faz de sua existência uma revolução", conta Janine.

Os fãs podem assistir ao clipe de "Inês Rainha" através do link: https://www.youtube.com/watch?v=DJiFAw0YL_I

Após se lançar profissionalmente no mercado e idealizar o Samba da Nega, Janine Mathias assumiu um lugar de destaque no mercado, participando de festivais e shows com nomes como Criolo, Sandra de Sá, Tássia Reis, Karla da Silva, Orquestra Friorenta, DJ Donna, Bernardo Bravo, Tuyo, Cida Airam, As Bahias, Mulamba, Baco Exu do Blues e Luedji Luna.

Em 2020, a cantora se destacou na mídia com o lançamento inovador do clipe "Bom Dia", que chegou aos fãs através de um QRCode impresso em canecas exclusivas da Ifé Personalizados - marca de canecas e camisetas serigrafadas criada por Janine: https://instagram.com/ifepersonalizados?igshid=1imqx535rovup

Logo no início de 2021, anunciou sua gravidez e a emoção de estar à espera de seu primeiro filho. Para o primeiro semestre deste ano, ela equilibra sua rotina de empresária e artista entre a preparação para lançamento de um novo álbum e a mais nova fase de sua vida como mãe.

"Inês Rainha" foi feita de forma coletiva e conta com a seguinte ficha técnica:
Voz: Janine Mathias.
Composição: Denis Mariano, Octavio Camargo, Janine Mathias.
Produção Musical: Du Gomide.
Masterização: Fred Teixeira
Percussão: Gabi Bruel
Bateria: Denis Mariano
Baixo: Naíra Debértolis
Guitarras: Wes Ventura, Luis Otavio.
Designer e Ilustração: Gabriel Rischbieter.

Serviço:
"Inês Rainha" está disponível nas seguintes plataformas: https://ps.onerpm.com/1796444432

Siga Janine Mathias:
Facebook: https://www.facebook.com/janinemathiascantora
Instagram: https://www.instagram.com/janinemathias
Spotify: https://open.spotify.com/artist/0IVFb2BEbIsxxhtKw3Yyus
YouTube: https://www.youtube.com/janinemathiasoficial

Contato para shows:
Lívia Milhomem
(11) 99323-5596
[email protected]



Website: https://ps.onerpm.com/1796444432
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia