04/03/2021 às 16h10min - Atualizada em 04/03/2021 às 20h18min

Região Metropolitana de São José do Rio Preto contará com 35 municípios

A RM terá uma agência e um fundo para a definição de políticas e investimentos conjuntos entre os municípios.

DINO
http://www.itamarborges.com.br
Audiência Pública para a criação da Região Metropolitana de Rio Preto


No último sábado, 27 de fevereiro, foi realizada na Câmara dos Vereadores de Rio Preto uma audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

A Região Metropolitana (RM), que deve ser criada ainda este ano, vai envolver uma população de 845 mil pessoas distribuída em 35 municípios, que juntos somam um PIB de R$ 30 bilhões.

O encontro foi presidido pelo deputado estadual Itamar Borges (MDB). “Demos um passo decisivo para tirar do papel a nossa Região Metropolitana. Essa é uma luta que já dura quase três décadas”, afirmou o parlamentar.

Itamar é o deputado de Rio Preto na Assembleia Legislativa e um dos grandes entusiastas da criação da RM. “Com a Região Metropolitana, as cidades terão um planejamento integrado, para resolver os problemas comuns”, ressaltou.

Prioridades da Região Metropolitana

Entre as prioridades da Região Metropolitana estão a realização de obras viárias, como a construção da terceira faixa da rodovia Washington Luís entre Cedral e Mirassol, e o aproveitamento da atual malha ferroviária de Rio Preto para um corredor metropolitano de transporte de passageiros após o contorno ferroviário para os trens de carga, soluções regionalizadas para atendimento de saúde, educação, meio ambiente, segurança etc.

Para tanto, a Região Metropolitana terá uma agência e um fundo para a definição de políticas e investimentos conjuntos entre esses 35 municípios para que o desenvolvimento seja mais igualitário entre eles. As decisões passarão por conselho formado por representantes de prefeituras e da sociedade civil.

Após a audiência deste sábado, a proposta inicial elaborada pela Fundação Seade e governo do Estado ficará aberta para sugestões dos cidadãos, evidenciando o aspecto democrático do projeto. As sugestões podem ser feitas até o próximo dia 7 de março pelo e-mail [email protected].

O evento contou com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia, entusiasta da proposta, do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, responsável pela pasta que desenvolveu os estudos para criação da RM – por meio da Fundação Seade e da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos –, do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, de seu vice, Orlando Bolçone, do presidente da Câmara e anfitrião do evento, Pedro Roberto, dos deputados federais Geninho Zuliani e Luiz Carlos Motta.

O público foi composto de prefeitos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil, como o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser, o presidente da Associação Paulista de Prefeitos, Fred Guidoni, e Marcos Campagnone, da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos. O deputado estadual Carlão Pignatari mandou um vídeo para destacar a importância da reunião e saudar os presentes.



Website: http://www.itamarborges.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia