22/02/2021 às 21h02min - Atualizada em 22/02/2021 às 21h02min

Salvador tem cinco hospitais particulares com 100% de ocupação em leitos de UTI; Governador critica situação

O Hospital Cardiopulmonar é a unidade com a situação menos critica entre a rede particular, registrando 90% de ocupação dos leitos de terapia intensiva.

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Reprodução
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI), destinado a pacientes com a Covid-19, dos hospitais particulares de Salvador, ultrapassaram a marca de 90%, segundo dados do ultimo final de semana, que também apontam 95,7% em média de ocupação das unidades.
 
Além disso, dentre os nove maiores hospitais da capital, cinco deles já estão com ocupação da UTI em 100%, não tendo mais vagas para receber pacientes em casos graves, a exemplo dos hospitais Aeroporto, Jorge Valente, Português, Teresa de Lisieux e da Bahia.
 
O Hospital Cardiopulmonar é a unidade com a situação menos critica entre a rede particular, registrando 90% de ocupação dos leitos de terapia intensiva.
 
Na manhã desta segunda-feira, em entrevista a TV Bahia, o governador Rui Costa criticou de forma incisiva o comportamento das pessoas na pandemia e as aglomerações.
 
"Não há como permitir que as pessoas tenham esse comportamento indiferente à vida humana. Temos mais de 60 mortes por dia na Bahia, não há como compreender comportamentos como esse. Se continuarmos assim [taxa alta de ocupação de leitos], as pessoas vão morrer sem nenhuma assistência médica", disse Rui.
 
O governador ainda ameaçou "fechar tudo", caso não houvesse respeito as medidas, usando a cidade paulista de Araraquara que fechou toda a cidade por 60 horas, devido ao avanço da pandemia, como referencia.
 
"Se não houver respeito, se não houver colaboração, terá que ser como Araraquara e fechar absolutamente tudo"
 
Segundo Rui, o toque de recolher é uma medida progressiva, na esperança resultados positivos contra as aglomerações 
 
"O que nós estamos fazendo é ir progressivamente para ver se colhemos os resultados. A partir das 20h, a atividade econômica é bastante reduzida, o alcance maior dessa medida é para os locais que geram aglomeração com pessoas consumindo bebidas alcóolicas", enfatizou. 
 
E foi ainda mais incisivo quando a questão foi a ocupação de leitos no estado que ultrapassa a marca de 80%.
 
 "Conversei com a subsecretária da Saúde e ela me disse: 'ultrapassamos 80% de ocupação e todas as vagas existentes foram reguladas, todas já estão ocupadas, não estão fisicamente, mas se considerar a regulação, estão todos ocupados nesse momento'. Então, nós antecipamos o toque de recolher"
 
Confira a ocupação em leitos de UTI nos maiores hospitais particulares de Salvador:
 
• Hospital Aliança: 95%
 
• Hospital da Bahia: 100%
 
• Hospital Cardiopulmonar: 90%
 
• Hospital Teresa de Liseux: 100%
 
• Hospital São Rafael: 97%
 
• Hospital Aeroporto: 100%
 
• Hospital Santa Isabel: 95%
 
• Hospital Português: 100%
 
• Hospital Jorge Valente: 100%


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia