20/02/2021 às 22h56min - Atualizada em 20/02/2021 às 22h56min

Mais restrições: veja o que vai mudar na rotina de Salvador nas próximas semanas

Os bairros de Brotas, Itapuã e Pituba terão redução no horário de funcionamento do comércio não essencial, que poderá abrir suas portas das 10 às 16h.

AB Notícia News
Tribuna da Bahia
Romildo de Jesus
Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19), o prefeito de Salvador Bruno Reis anunciou uma série de novas medidas restritivas para a cidade, que vive um aumento expressivo de casos do novo coronavírus e se encontra com uma taxa de 75% de ocupação dos leitos de UTI. A principal restrição abrange os parques públicos, que estarão fechados entre os dias 20 e 28 de fevereiro. No dia seguinte, as repartições municipais suspenderão o atendimento presencial ao público, retomando o expediente no dia 08 de março. A exceção vale para os órgãos e entidades essenciais.
 
Os bairros de Brotas, Itapuã e Pituba, que juntos somam mais de 10 mil resultados positivos para a Covid-19, terão redução no horário de funcionamento do comércio não essencial, que poderá abrir suas portas das 10 às 16h. Padarias, delicatessens, supermercados, farmácias e serviços médicos podem seguir funcionando depois das 16h obedecendo aos protocolos indicados para cada setor. Além disso, as três regiões continuarão a receber ações de prevenção, como distribuição de máscaras, higienização das ruas, aferição de temperatura e realização de testes rápidos para detectar a presença do vírus.
 
Os bares e restaurantes de Itapuã podem abrir no horário estipulado pela Prefeitura aos finais de semana, mas precisarão fazer ajustes em seu funcionamento para respeitar as medidas sanitárias. A área externa dos estabelecimentos deverá ser delimitada fisicamente, e os frequentadores não poderão consumir alimentos ou bebidas em pé. Além disso, a venda de bebidas em espaço público fica proibida entre 17h e 07h do dia seguinte. A intenção é inibir a realização das festas estilo “paredão”, que promove aglomerações onde a maioria não faz o uso de máscara de proteção.
 
Há, ainda, a manutenção de decretos anteriores: a suspensão das aulas presenciais na rede pública e privada de ensino, a redução em 30% do quadro de funcionários dos call centers, o fechamento do Mercado da Liberdade, o uso de equipamento sonoro nas vias públicas e estabelecimentos privados, e a reserva de horário das 07 às 09h em mercados e supermercados para atendimento aos grupos de risco, como idosos, portadores de câncer e pessoas com imunidade reduzida. 
 
Necessidade
 
O pacote de restrições chega no mesmo momento da implantação do toque de recolher pelo governador da Bahia Rui Costa, que irá durar até o dia 26 de fevereiro. As ações da esfera municipal e estadual têm como objetivo a redução da circulação de pessoas nas ruas no período noturno, bem como a realização de festas. Na terça de Carnaval (16), os fiscais da Prefeitura de Salvador encerraram uma festa com cerca de 200 pessoas no bairro da Liberdade. Durante o período da folia de Momo, cancelada oficialmente pelo poder público, foram realizadas 2 mil vistorias e 12 interdições em Salvador.
 
Testes e vacinas
 
A Prefeitura de Salvador anunciou um aumento no número de Unidades da Saúde da Família onde a população poderá ter acesso aos testes rápidos de Covid-19. Serão 54 postos, distribuídos entre os doze distritos sanitários que compõem Salvador. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá um pré-cadastro para a imunização dos idosos de 60 a 79 anos. Os interessados devem acessar o site da pasta nos períodos estabelecidos para a sua faixa etária: 22 a 26/02 (75 a 79 anos), 01 a 05/03 (70 a 74 anos), 08 a 12/03 (65 a 69 anos) e 15 a 19/03.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia