04/12/2020 às 16h00min - Atualizada em 04/12/2020 às 16h20min

Uso da luz UVC no combate ao Coronavírus traz vantagens e riscos

Tecnologia tem se popularizado com a pandemia, mas é preciso atenção à qualidade da lâmpada utilizada, aplicações e riscos para a saúde

DINO
https://www.abilumi.org.br

Com o advento da pandemia, muito se tem falado a respeito de técnicas para combater o vírus Sars Cov-2, causador da Covid-19. Uma delas é o uso da luz UVC como sanitizante. A tecnologia já é usada em ambientes hospitalares, cabines de aviões e metrôs, mas novas formas e aplicações têm surgido, acendendo o alerta da ciência, principalmente quanto ao uso da luz UVC por pessoas não qualificadas e desprotegidas.

Para abordar as aplicações, riscos e vantagens da tecnologia e os mais recentes estudos sobre o tema, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) realizou o webinar "A luz UVC no combate ao Coronavírus".

O webinar gratuito teve a participação dos especialistas Vanderlei Bagnato, diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e Lucio Freitas Junior, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com a mediação do engenheiro elétrico e Assessor Técnico da Abilumi, Rubens Rosado.

Para Lucio Freitas Junior, do ICB-USP, é essencial que a indústria nacional invista em tecnologia, como o uso do UVC no combate ao Coronavírus, pois temos know-how para fazer muita coisa aqui no País, em vez de adquirir no exterior. "Quem se preparou e investiu em tecnologia está em vantagem.

A indústria nacional deve valorizar essa oportunidade de interagir e se aproximar da universidade, pois temos bons laboratórios e profissionais e que podem contribuir muito para a sociedade, testando produtos e pesquisando tecnologias", disse o especialista.

"Temos uma situação para enfrentar no combate ao Coronavírus e muitas pessoas estão relaxando. É importante trabalhar para desenvolver tecnologias com segurança e acessíveis, para os lojistas, consultórios médicos, afirmou Vanderlei Bagnato, diretor do IFSC/USP.

Esse webinar fecha um laço importante para que a universidade possa contar com vocês, da Abilumi, para divulgar o que fazemos, ao mesmo tempo em que contem com a gente para dividir o que sabemos com todos que estejam interessados."

Acesse e assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Zd4iYm04sgY&feature=emb_logo

Mais informações: www.abilumi.org.br



Website: https://www.abilumi.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp