27/11/2020 às 12h22min - Atualizada em 29/11/2020 às 00h01min

Recomendação para cuidados na volta às aulas para as crianças com deficiência auditiva

Nesse momento em que ainda há a luta contra a disseminação do coronavírus (COVID-19) e com a volta às aulas ocorrendo como parte das medidas de flexibilização do contato social, é essencial observar os cuidados de limpeza, especialmente no compartilhamento desses produtos que são utilizados na escola, como os microfones Phonak Roger.

DINO
http://www.phonak.com.br
Sala de Aula - Roger


A audição é um dos sentidos mais utilizados por alunos na escola. Estima-se que 75% do tempo em que a criança está na escola ela está inserida em atividades que demandam atenção em ouvir (Dahlquist, 1998).

Para crianças que possuem dificuldades em ouvir, sejam elas decorrentes de uma alteração temporária (como as otites), alteração permanente (como a perda auditiva) ou no processamento do som, existem dispositivos de tecnologia assistiva que facilitam muito a dinâmica em sala pelo professor ao mesmo tempo que asseguram a audição segura e constante pelos alunos. Uma das bases necessárias para aprender é ouvir com clareza a fala.

Uma das tecnologias assistivas presentes no mercado atualmente se chama Phonak Roger, que foi desenvolvido especialmente para pessoas com dificuldade de ouvir. Esse sistema funciona como um microfone sem fio de uso individual e transmite a fala do professor direto para a criança, e traz ganhos enormes no desenvolvimento de linguagem e aprendizagem porque favorece a percepção da fala quando o ambiente é desafiador para uma boa escuta e manutenção da atenção. Esse sistema é adaptado por fonoaudiólogos.

Mas nesse momento em que a volta às aulas está ocorrendo como parte das medidas de flexibilização do contato social, é essencial observar os cuidados de limpeza, especialmente no compartilhamento desses produtos que são utilizados na escola, como os microfones Phonak Roger, uma vez que ainda há a luta contra a disseminação do coronavírus (COVID-19). Pensando nisso, a Phonak, empresa suíça, disponibiliza todo conteúdo para pais, profissionais e professores estarem informados. A seguir, é possível encontrar um resumo das práticas sugeridas.

1) A escolha do material de limpeza
Produto recomendado: Solução de álcool 70% ou álcool isopropílico.

2) Modo de realizar a limpeza
Utilize o álcool para limpeza da superfície e evite o contato direto do produto nas perfurações de microfone e entrada do carregador. Após a higienização, é recomendado o uso de um lenço de papel para retirar o excesso do produto utilizado.

3) Atenção
- Ao realizar a higienização, não pressionar nenhum botão enquanto o dispositivo estiver úmido.
- Nunca borrifar o produto de limpeza diretamente no dispositivo.
- Nunca mergulhar o dispositivo no produto de limpeza.
- Certificar que as aberturas, especialmente os microfones, não entrem em contato com o líquido para não danificar o produto.

4) Materiais que não devem ser utilizados para limpeza dos microfones Roger
- Desinfetante: evitar utilização de desinfetante para mãos, ou desinfetantes com emolientes para pele (ex: álcool em gel).
- Alvejante (ex.: produtos que contenham cloro ou peróxidos) e desinfetantes contendo etanol não devem ser utilizados, pois danificam o material.
- Solução à base de água.

Caso haja a necessidade de tirar dúvidas e conversar com os fonoaudiólogos que trabalham com essa tecnologia, é possível encontrar pontos de atendimento em todo o Brasil e a empresa se disponibiliza a tirar dúvidas em vários canais de comunicação, tanto e-mail, mídias sociais e telefone para que todos para seguir a sua visão de criar "um mundo onde todos desfrutam do prazer da audição e vivem uma vida sem limites", mas com toda a segurança.

A Phonak é uma empresa suíça que pesquisa e desenvolve há mais de 70 anos produtos dedicados a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. É líder no Brasil e no mundo em inovações na área da audição, desenvolve soluções de ponta para a pessoa com deficiência auditiva. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo há mais de 70 anos é fiel a sua missão: desenvolver soluções auditivas pioneiras que mudam a vida das pessoas e permitem seu sucesso social e emocional.

"Juntos mudamos vidas!"

www.phonak.com.br
[email protected]
SAC 0800 701 8105



Website: http://www.phonak.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia