08/10/2020 às 17h50min - Atualizada em 09/10/2020 às 00h00min

Clínica de recuperação: benéfica também para o não dependente

Uma das prioridades da clínica de reabilitação é cuidar da saúde física de seus pacientes, contando com a ajuda de toda a equipe médica.

DINO
http://acheaquiclinicas.com.br


A clínica de recuperação tem muito mais benefícios do que se pode imaginar. Além do óbvio, que seria ajudar dependentes químicos a se recuperarem da doença, ela também ajuda outras pessoas indiretamente.

Em primeiro lugar, antes de dizer como a clínica de recuperação ajuda, é preciso entender o que ela é. A princípio ela pode parecer com um hospital convencional.

E até que há uma certa semelhança, se apenas o aspecto médico for analisado. Mas pode-se dizer que a clínica de recuperação vai muito além de um hospital.

De acordo com o médico psiquiatra Mario Vinicios Silva Martello, a dependência química e o alcoolismo são doenças, classificadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como transtornos mentais, conforme o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). O código F10 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool) e F19 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas).

Como a dependência e alcoolismo são doenças, o mais comum seria serem tratadas em hospitais por médicos e outros profissionais da saúde. Mas acontece que ambas não são apenas doenças. Elas vão um pouco além disso.

Dependência química e alcoolismo também causam diversos prejuízos à vida do paciente em todas as esferas. Ou seja, é algo mais complexo do que uma doença "comum". E é por esse motivo que a clínica de recuperação é mais do que um hospital.

O que é feito na clínica de reabilitação?

Uma das prioridades da clínica de reabilitação é cuidar da saúde física de seus pacientes, contando com a ajuda de toda a equipe médica. Mas além disso, a clínica de reabilitação também possui algumas outras atividades que visam tratar da saúde mental e do restabelecimento social do dependente químico/alcoólico. A seguir, alguns exemplos de práticas e atividades realizadas nas clínicas de recuperação:

  • Terapia ocupacional: são atividades aplicadas e administradas por terapeutas para ajudar o paciente com dificuldades em ter independência em âmbitos da saúde, educação e campo social.

  • Terapia em grupo: conversa em grupo iniciada e supervisionada por um psicólogo especializado em dependência química e/ou alcoolismo, para que ambos possam se ajudar trocando experiências.

  • Atividades físicas: a prática de esportes é importante no tratamento da dependência química, pois ela ajuda na liberação da dopamina e serotonina, responsáveis por causar a sensação de bem-estar e felicidade no cérebro humano, substituindo assim a sensação de prazer que as drogas causam. Além disso, atividades físicas em grupo desenvolvem também o trabalho em equipe, a interação social.

  • Acompanhamento individual: cada paciente é singular quando o assunto é dependência química ou alcoolismo. Por isso também é feito um acompanhamento individual por profissionais da área médica e psicológica.

  • Palestras: na clínica de recuperação também ocorrem palestras ministradas por profissionais nos assuntos referentes ao álcool e drogas com o objetivo de informar o interno e principalmente motivá-lo a ter uma vida melhor, deixando de lado o uso dessas substâncias. Vale lembrar que nem toda clínica de recuperação segue à risca essas atividades. Mas de um modo geral, as clínicas têm um padrão semelhante, apenas com pequenas peculiaridades.

Os benefícios que a clínica de recuperação traz à família

Depois de entender como a clínica de recuperação funciona e como ela ajuda o próprio portador do transtorno, chegou a hora de mostrar como ela também beneficia a família do dependente.

A dependência química e alcoolismo são também problemas sociais. De acordo com a pesquisa de Romina Miranda, especialista em terapia familiar, esses problemas também afetam a família.

Alguns familiares desenvolvem a chamada codependência, um padrão relacional em que uma pessoa tenta extrair um propósito por meio de relacionamentos com os outros.

Na codependência a pessoa se sente impotente e/ou culpada pela dependência do familiar. Por exemplo, uma mãe que tem sua saúde emocional abalada por ver um filho dependente químico. Ou uma esposa que adoece por ter um marido alcoólatra. Estes são alguns exemplos mais clássicos de codependência.

Mais detalhes sobre a codependência podem ser encontrados no site da terapeuta familiar Romina Miranda: http://www.codependencia.com.br/.

A clínica de recuperação trabalha não apenas com o dependente, mas também com os familiares, principalmente aqueles que desenvolveram a codependência. A equipe terapêutica da clínica elabora consultas, conversas e atividades que têm o propósito de fortalecer a família para que todos juntos vençam a dependência química e/ou o alcoolismo.

Os benefícios que a clínica de recuperação proporciona para a sociedade em geral

Tirando a família e o próprio dependente químico, a clínica de recuperação também beneficia a sociedade em geral. Isso, porque, muitas vezes, o dependente químico acaba sendo uma ameaça para a sociedade, cometendo crimes e tornando-se perigoso para os outros.

Em casos mais graves, o dependente químico pode tirar a vida de algum inocente para que possa sustentar seu vício. Ou ainda pode tirar a vida de milhares de outras pessoas indiretamente quando trabalha para o tráfico de drogas, por exemplo.

A clínica de recuperação ajuda o dependente a conviver em sociedade de uma forma harmoniosa. Isso acontece através de sessões e atividades terapêuticas que ensinam ao paciente a entender o seu papel, a sua importância e como ele pode ser útil para outras pessoas, prestando serviço, ajudando e principalmente respeitando e vivendo em harmonia com seu próximo.

O Ache Aqui Clínicas é um portal onde as pessoas que estão buscando ajuda referente à dependência química, alcoolismo ou algum outro tipo de transtorno, podem encontrar as melhores clínicas de recuperação para dependentes químicos.

O Ache Aqui Clínicas possui parceria com clínicas de reabilitação em praticamente todo o território nacional. Todas as unidades possuem uma equipe experiente, dedicada e totalmente profissional. O Ache Aqui Clínicas já ajudou milhares de famílias a vencerem a batalha contra o alcoolismo e a dependência química, indicando excelentes centros de reabilitação.

grupobracosabertos.com.br

encontreclinicas.com.br



Website: http://acheaquiclinicas.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia