06/10/2020 às 15h05min - Atualizada em 07/10/2020 às 00h03min

Diversas metodologias de melhoria contínua são importantes na gestão hospitalar

Mapeamento de Processos, fluxograma, Lean Healthcare são exemplos de metodologias úteis no contexto de cuidados da saúde

DINO
https://www.fm2s.com.br/
Gestão Hospitalar


Neste ano, em função da pandemia, os assuntos de saúde e gestão hospitalar estão constantemente nos meios de comunicação e nas redes sociais. Existem inúmeras metodologias de gestão da qualidade e melhoria contínua que podem ser associadas à realidade dos hospitais.

Uma das metodologias envolve o Mapeamento de Processos. Para entender melhor a metodologia, antes, é necessário compreender um pouco do que são processos num contexto empresarial, "Processo é uma sequência de atividades que visa a transformar uma entrada (um apanhado de informações, matérias-primas, etc) em um serviço ou produto útil para um determinado cliente".

Assim, o mapeamento consiste no desenho de um processo para compartilhamento, ou seja, para que outras pessoas possam visualizar e entender o processo também. Esta ferramenta auxilia as equipes focadas na melhoria contínua a terem ideias de como, com alterações, melhorar processos.

Outra metodologia que pode auxiliar a gestão em hospitais é o Lean Healthcare. Num hospital Lean, o sistema de gestão Lean da Toyota é usado em combinação com um sistema estratégico de implantação e gerenciamento de políticas, chamado Hoshin Kanri e com o gerenciamento visual diário. O gerenciamento visual diário é uma prática em que os membros da equipe dispendem diariamente um tempo para avaliar o seu progresso usando os elementos-chave dispostos nas paredes.

As atividades de implementação do Lean Healthcare são as oficinas Lean Basic, também descritas como workshops Kaizen. Uma sessão Kaizen ou Lean Basic é uma oficina de um dia, apresentando ferramentas e técnicas Lean. Outras ações e ferramentas envolvem a implementação Lean no contexto dos cuidados de saúde, como o 5S - para reorganizar o local de trabalho, o mapeamento de fluxo de valor (VSM) - para melhorar os processos de atendimento, e a Melhoria de Processos (RPIW).

Essas metodologias e ferramentas são abordadas nos cursos da FM2S , startup de educação localizada na Unicamp. A startup oferece os cursos, sua Assinatura que inclui mais de 50 cursos EAD, materiais de apoio (apostilas, planilhas, etc) disponibilizadas no site, além de blogs de conteúdo relacionado à melhoria contínua, como o Lean Seis Sigma , o fluxograma , POP , entre outros.

O assinante FM2S conta ainda com grupos de networking exclusivos para assinantes, conteúdo prático, mentoria online e professores com ampla bagagem teórica e prática, materiais e cursos exclusivos, webinars e outros eventos.

Para saber mais, acesse os canais FM2S, ou entre em contato:
Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/
Site: https://www.fm2s.com.br/
WhatsApp / Telefone: (19) 99941-1281 / (19) 4101-0234



Website: https://www.fm2s.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia