26/09/2020 às 17h11min - Atualizada em 26/09/2020 às 17h11min

Plantio de soja em Mato Grosso já tem atraso por falta de chuvas, diz Imea

Ab Noticia News
Reuters
Reprodução
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2020/21 em Mato Grosso, maior Estado produtor da cultura no Brasil, atingiu 0,75% da área estimada, informou nesta sexta-feira o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), ao apontar que já há atraso em relação a anos anteriores em função da falta de chuvas.  

No ano passado, o Imea havia registrado plantio em 1,69% das áreas até o dia 27 de setembro. Comparado aos últimos cinco anos, o atraso é ainda maior, considerada a média de 2,68% para o período.

“A seca está bastante pesada e já era meio claro que íamos ver um atraso dessa semeadura... Em 2019, alguns produtores que tinham começado a plantar logo depois do dia 16 (de setembro), quando é permitido, não estão conseguindo fazer isso agora”, disse à Reuters o superintendente do Imea, Daniel Latorraca.

Ele ainda alertou que, caso as chuvas não venham até a semana que vem, produtores que trabalham com o algodão na segunda safra devem começar a ter preocupações, devido à influência do atraso da oleaginosa na janela de plantio da pluma.

“Ainda é muito cedo para falar que este atraso vai afetar a produção de soja... (mas) o pessoal que faz algodão vai começar a ter mais atenção com relação à janela do que o pessoal do milho safrinha”, disse ele, em relação à segunda safra, plantada após a colheita de soja.  

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz, afirmou que produtores que fazem algodão como segunda safra vão ter que correr para realizar o plantio da soja. Ele disse ter registrado chuvas em apenas algumas áreas.

Dados da Refinitiv Eikon indicam que, em Mato Grosso, o tempo deve ficar predominantemente seco até o dia 4 de outubro, pelo menos. As regiões norte e sudoeste terão alguma chuva, mas ainda assim em volumes acumulados relativamente baixos, de 15 e 7,5 milímetros, respectivamente. Todas as demais regiões do Estado devem ficar abaixo deste nível de precipitação.

OUTROS ESTADOS

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio Santos, afirmou nesta sexta-feira em boletim que as pancadas de chuva previstas para a próxima semana são “extremamente irregulares”, impossibilitando o avanço no plantio da safra de verão em grande parte do Brasil, salva a exceção da região Sul.  

“No Paraná, na região mais sudoeste do Estado, há uma tendência de chuvas que pode permitir soltar o plantio de soja. Já no Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, sem nenhuma possibilidade”, estimou.

Para o presidente da Aprosoja, a tendência é que a semeadura da oleaginosa se firme somente por volta do 10 de outubro, perspectiva essa alinhada com as previsões da Rural Clima.

Vale destacar que, em anos de atraso no início do plantio, o produtor tende a concentrar a semeadura e isso deixa uma maior proporção de plantas na mesma fase de desenvolvimento, disse a analista da consultoria StoneX Ana Luiza Lodi.

“Se lá na frente tivermos um problema climático, como a maioria das lavouras estará na mesma fase, o impacto também pode ser maior”, alertou.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia