21/09/2020 às 23h39min - Atualizada em 21/09/2020 às 23h39min

Chegada da Primavera promete sol e calor na Bahia

Domingo de sol e clima quente. Esse foi o cenário do último final de semana de Inverno na capital baiana

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia

Domingo de sol e clima quente. Esse foi o cenário do último final de semana de Inverno na capital baiana. Na próxima terça-feira (22) inicia a Primavera, que é considerada a época mais colorida do ano. É neste momento, que a natureza começa o período reprodutivo de muitas árvores e plantas. As temperaturas aumentam gradualmente, da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais. Assim, a estação das flores prepara a vinda do Verão, com seu intenso calor.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os períodos de chuvas começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos no fim das tardes, devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca. Já a região mais atingida pelo forte calor é a Centro-Sul, mas as massas de ar frio não são incomuns neste local.

Ainda segundo o órgão, em quase toda a Região Nordeste do Brasil, deverá ter precipitações fracas de chuvas e eventuais pelo litoral, especialmente o litoral leste. O litoral norte da Região recomeça a ter pancadas de chuva no fim da estação. Contudo, algumas frentes frias conseguem estimular chuva sobre a Bahia.

Já para a despedida do inverno, o INMET destaca que os baianos terão dias de sol em todo estado, o tempo deverá ficar firme e com nebulosidade reduzida, se mantendo a condição de tempo seco para a faixa centro oeste. Nebulosidade reduzida também na região da chapada e litorânea, onde o dia deverá ter sol, com temperatura máxima chegando a 29°C na cidade de Salvador.

Em relação aos fenômenos meteorológicos que normalmente influenciam o Nordeste durante a primavera são: Linhas de instabilidade (favorece chuva), Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - favorece chuva, Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) - reduz a chuva e Vórtice ciclônico em altos níveis (pode aumentar ou inibir a chuva conforme sua posição.

A estudante Amanda Lemos, 24 anos, revela que é a estação que mais gosta de aproveitar. “Primavera é a melhor época do ano para mim. Este ano foi muito difícil. Muita chuva e a pandemia também deixou tudo ainda pior para nós. Espero que a chegada da nova estação, mude a cara da cidade e as energias negativas das pessoas”, disse.

Amanda lembrou, também, que na estação da Primavera a cidade fica mais cheia de turistas e as oportunidades de empregos podem melhorar. “Com o aumento de pessoas chegando na cidade podemos encontrar mais oportunidades para ganhar algum dinheiro extra com vendas de comida ou artesanato. Estou confiante que teremos uma excelente estação”, especulou a estudante.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp