22/08/2020 às 23h40min - Atualizada em 22/08/2020 às 23h40min

Morre o jornalista e colunista da Tribuna Valdemir Santana

Valdemir atuava na coluna 'Boa Terra', na Tribuna da Bahia, já passou pelo Jornal Correio, e revistas Veja, Cláudia e Caras. Ele não resistiu a um câncer de pâncreas descoberto recentemente

Ab Noticia News
Tribuna da Bahia, Salvador
Arquivo Pessoal

O jornalista baiano Valdemir Santana morreu neste sábado (22), aos 69 anos. Ele lutava contra um câncer de pâncreas e faleceu  devido a complicações da doença. Valdemir atuava no jornal Tribuna da Bahia, com a coluna 'Boa Terra'. Além disso, também já passou pelo Jornal Correio, e revistas Veja, Cláudia e Caras. O enterro será às 9h deste domingo, em São Sebastião do Passé, sua cidade natal.

Colegas de profissão e amigos lamentaram a morte do jornalista. "O jornalismo baiano ficou mais pobre e menos criativo hoje. Faleceu o amigo e brilhante jornalista Valdemir Santana,  um dos textos mais ricos com quem já trabalhei (...) Deixa um vazio enorme entre os amigos e em especial na redação da Tribuna. Saudades, amigo!", lamentou Paulo Roberto Sampaio, diretor de redação da Tribuna.

"Um jornalista atento, com opinião própria, independente de onde exerceu a profissão. Admirado amigo! Adeus!", afirmou o escritor Nelson Cerqueira. A jornalista Lilian Machado também prestou homenagens. "Saudades desse grande colega que tinha um ótimo senso de humor. Pude acompanhar de perto como sua colega na Tribuna, a sua capacidade de investigar minuciosamente as notícias. Que os anjos de Jesus o recebam no outro plano", disse.

"Um jornalista atento, com opinião própria, independente de onde exerceu a profissão. Admirado amigo! Adeus!", afirmou o escritor Nelson Cerqueira.

"Uma lenda das redações", resumiu o professor Sergio Sobreira.

A também jornalista e ex-colega de trabalho, Aurora Vasconcelos, foi outra que prestou homenagem ao amigo, e fez um longo texto falando da importância dele para o jornalismo e para a cultura da Bahia. 

"Um amigo inesquecível que parte para o infinito. Partiu hoje, para outra dimensão, o querido amigo Valdemir Santana, editor de uma das colunas mais lidas da Tribuna da Bahia. Soube que estava internado no início do mês e liguei para ele para saber o que tinha acontecido. Conversamos, demos risadas, mas ele não quis falar da doença - câncer de pâncreas - que acabou por matá-lo", relembrou Aurora, que também falou sobre a trajetória do amigo.

"Valdemir foi meu grande companheiro de festas e eventos culturais da década de 1980. Juntos, fizemos parte do júri dos Melhores do Teatro Baiano, criado pelo também  jornalista, Osmar Martins, pela TV Aratu, e assistíamos todas as peças encenadas na cidade. Algumas vezes peças boas, outras tão ruins, que tínhamos que fugir de fininho. Andávamos sempre juntos, como unha e carne", completou.

Citado por Aurora, o jornalista do Correio, Osmar Marrom Martins, escreveu um texto bastante emotivo sobre a perda intitulado "Nosso querido 'Mimi' nos deixou". Leia abaixo:

Apesar de não ser da mesma geração, (quando eu comecei no jornalismo ele já era uma estrela), Valdemir Santana, ou Mimi como o chamavam os amigos mais íntimos, sempre foi um exemplo do bom jornalismo. Bem informado, texto leve, um papo agradável, não hesitei em convidá-lo para fazer parte da comissão julgadora do Troféu Martim Gonçalves que eu organizava nos anos 80 pela TV Aratu, então retransmissora da Globo. Eu estava dando os primeiros passos na carreira. Mas já conhecia o trabalho de Valdemir. Aliás, ele foi o primeiro a assinar uma coluna GLS (quando esse termo nem existia). Chamava-se Gato e Sapato, na Tribuna da Bahia.

Depois tive o prazer de trabalhar com ele no CORREIO logo que o jornal foi lançado e depois na Tribuna. Voltamos a nos encontrar no CORREIO há uns 12 anos, quando ele assinava a coluna social. Depois que saiu do jornal, apesar de não o encontrar frequentemente, tinha contato com ele, ou sabia de notícias suas quando ia cortar o cabelo no salão de Roberto Oliver, o Oliver Hair no Rio Vermelho, no mesmo prédio onde Valdemir morava. De vez em quando amigos em comum, como a produtora, dançarina e cantora Silvana Magda, que mora em New York  me perguntava como ele estava.

Há um tempo que não tinha notícias dele. Mas acompanhava diariamente sua coluna na Tribuna. Até que hoje recebi a triste notícia via Isabela Larangeira. Foi um golpe. Valdemir era daqueles jornalistas de antigamente que iam em busca da notícia, apurando a veracidade como deve ser feito. Um câncer de pâncreas o tirou do nosso convívio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia