03/07/2020 às 18h44min - Atualizada em 04/07/2020 às 03h12min

Conquista Internacional de Físicos Médicos das Clínicas de Radioterapia VITTA

Físicos médicos das clínicas de radioterapia VITTA em Brasília e Porto Alegre ganham competição de trabalhos científicos no exterior, deixando para trás famosos centros de oncologia. O trabalho premiado mostra que, além de terem foco na assistência de excelência aos pacientes, os autores deste estudo são muito preparados para contribuir na área de pesquisa e desenvolvimento da radioterapia no Brasil.

DINO
http://www.cettro.com.br/


Físicos médicos das clínicas de radioterapia VITTA em Brasília e Porto Alegre ganham competição de trabalhos científicos no exterior, deixando para trás famosos centros de oncologia.

Sabor de vitória. É o sentimento em comum que une uma equipe de físicos médicos das clínicas do Grupo VITTA em Brasília e Porto Alegre. Não é por menos. O entusiasmo que tomou conta desses profissionais surgiu assim que foi divulgado, neste fim de junho (30), o resultado do concurso internacional "2020 Virtual QA & Dosimetry Symposium Central America and Latin America Poster Competition", promovido pela empresa americana Sun Nuclear Corporation.

A mostra competitiva objetivava avaliar as melhores inovações em termos de controle de qualidade em radioterapia clínica. Entre maio e junho, centros de radioterapia da América Latina foram convidados a submeter seus trabalhos científicos em formato de pôster. O estudo laureado foi considerado o melhor dentre outros 26 encaminhados por centros de radioterapia de países como Brasil, Argentina, Chile e México.
O trabalho dos profissionais do Grupo VITTA - que contou também, em sua equipe, com a contribuição de um físico médico do Hospital Universitário de Brasília (HUB) - deixou, atrás de si, todas as marcas tradicionalmente conhecidas na área de saúde no Brasil.

Os vencedores do certame são Samuel Avelino, Juliana Dias e Ricardo Reis (das unidades do Grupo VITTA em Brasília) e Fabrício Lima (da unidade de Porto Alegre), além do físico médico Luis Felipe Silva do HUB, que submeteram à banca examinadora o estudo intitulado: "Evaluation of PerFraction for In-Vivo Monitoring Using Dose Measurements with TLD and Ionization Chambers in 6 Different Phantoms".

O estudo vencedor avaliou a eficiência do sistema de controle de qualidade em radioterapia do Grupo VITTA, disponível tanto em Brasília quanto em Porto Alegre. Sistema que foi uma aposta do Grupo em seu planejamento e que cada vez mais vem gerando interesse no mundo, pelo seu caráter de pioneirismo, ao substituir equipamentos tradicionais de controle de qualidade de radioterapia por um sistema inovador. Além de aumentar a segurança para o paciente, este sistema avaliado no estudo proporciona uma economia significativa nos altos custos relacionados aos investimentos com equipamentos de controle de qualidade de radioterapia.

O trabalho premiado mostra que, além de terem foco na assistência de excelência aos pacientes, os autores deste estudo são muito preparados para contribuir na área de pesquisa e desenvolvimento da radioterapia no Brasil.

Os três melhores trabalhos do certame foram agraciados, sendo que o prêmio para o primeiro colocado é uma viagem, para um dos autores participar de um workshop sobre segurança do paciente em radioterapia, que será realizado em 2021, na Flórida (EUA). Além disso, os físicos médicos do Grupo VITTA foram convidados a realizar uma apresentação em inglês do estudo premiado por teleconferência, em data ainda a ser confirmada.
O fato de ter sido premiado um trabalho voltado primordialmente para a segurança do paciente, dentro de uma competição em que participaram os maiores centros de radioterapia da América Latina, reforça a competência técnica do Grupo VITTA e o seu compromisso em oferecer os tratamentos mais modernos de radioterapia com o máximo de segurança.



Website: http://www.cettro.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia