02/06/2020 às 15h13min - Atualizada em 02/06/2020 às 21h50min

Rodoviária do Rio lança a campanha "Drive Thru Solidário" e inicia um novo protocolo para o embarque seguro em suas instalações

A partir desta segunda-feira (01/06), a Rodoviária do Rio passa a receber doações em apoio a comunidades carentes durante a pandemia do novo coronavírus

DINO
http://www.rodoviariadorio.com.br


A partir de hoje (01/06), a Rodoviária do Rio passará a receber doações em apoio às comunidades da Região Portuária. A iniciativa foi criada com objetivo de oferecer maior suporte às famílias carentes nesse momento de pandemia do novo coronavírus. A concessionária já destinou kits de higiene para as famílias, mas a ideia agora é ampliar a ajuda com a arrecadação de alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza (sabão, água sanitária, álcool em gel e máscaras) e livros infantis. As doações serão recebidas a qualquer hora. Foi montado um esquema especial para o recebimento dos donativos da campanha "Drive Thru Solidário" na entrada do edifício garagem. Os interessados nem precisam entrar no terminal. Basta passar com o veículo na entrada do estacionamento e deixar a doação com os funcionários que usam os EPIs apropriados. Mas quem precisa utilizar o terminal rodoviário para se deslocar para outro Estado (as viações estão operando com horários reduzidos por determinação da ANTT), também poderá deixar sua doação em uma caixa de coleta localizada na entrada principal do terminal.

Desde o início da pandemia, a concessionária tem promovido diversas ações para manter o terminal rodoviário em funcionamento e oferecer total segurança a quem precisa utilizá-lo. Todas as instalações incluindo as calçadas e marquises foram desinfectadas. Além disso, os funcionários promovem a higienização das instalações com cloro e desinfetante 4x ao dia, principalmente nos assentos, corrimãos, botões de elevadores entre outros pontos de contato. Hoje foi iniciado mais um protocolo de segurança como a medição de temperatura dos passageiros para acesso ao terminal (através de termômetros digitais), nova comunicação visual com as regras para o distanciamento mínimo dos usuários no mall, assentos, pisos das bilheterias e comércio, bem como escadas rolantes.

A partir de 8 de junho, a concessionária prevê a instalação de dois boxes neutralizadores nos acessos à Rodoviária. A estrutura que mede aproximadamente 3 metros dispõe de um sensor de presença, que aciona borrifadores com uma solução antisséptica, eficaz contra bactérias, fungos, leveduras e vírus e que será utilizada também para o combate ao coronavírus. No formato em spray, a substância não possui ação corrosiva, não é volátil, não possui odor e não irrita a pele e as mucosas. De acordo com o Decreto do Governo Estadual é obrigatório o uso de máscara no interior da rodoviária. No local existem também 40 pontos com álcool em gel à disposição dos viajantes.

As empresas de transporte rodoviário regular também estão promovendo medidas de biossegurança como a desinfecção de frotas, distribuição de álcool em gel e treinamento de seus funcionários no atendimento ao cliente. O Grupo JCA, responsável pelas principais linhas de transporte rodoviário do Sudeste e Sul do país com as Viações 1001, Cometa, Catarinense e Expresso do Sul, iniciou a produção interna de máscaras para colaboradores e para doação às comunidades. Além disso, por meio da unidade logística Buslog, as empresas estão realizando parcerias com companhias para o transporte gratuito de doações, com o programa JCA Solidário. Já a UTIL, Real Expresso e Sampaio, responsáveis pelas ligações rodoviárias do Sudeste e Centro Oeste, principalmente as cidades de MG, também iniciaram uma campanha para arrecadação de recursos junto sociedade civil. A renda arrecadada será dobrada pela empresa e revertida em alimentos e material de higiene e limpeza para outras comunidades carentes em todo o país.



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