08/05/2020 às 09h22min - Atualizada em 08/05/2020 às 19h22min

SOS Empreendedor reúne mais de 25 mentores para ajudar autônomos e pequenos empresários na crise

Com mais de 20 horas de conteúdo online, o treinamento aborda temas como gestão de crise, ansiedade e controle de finanças

DINO
https://universidade.kryp.com.br/sos-empreendedor/


Como alternativa, suporte e apoio aos pequenos empresários e autônomos - os mais afetados pela crise, duas agências do interior de São Paulo, juntaram-se para criar o SOS Empreendedor, um treinamento 100% online composto por mais de 25 aulas de mentores especialistas que trabalham e/ou já trabalharam em empresas renomadas como a AmBev, Vivo, Rede Oba, Bosch, Syngenta, Stoller e outras.
"Os alunos, que são os pequenos empresários e autônomos, podem acessar todas as aulas dentro de uma plataforma de ensino à distância que tivemos que criar em tempo recorde. Nós precisamos dar as mãos (mesmo que na imaginação) nesse momento. Juntos somos mais fortes. Facilitar isso é o nosso grande objetivo", explica Silvana Carias, uma das idealizadoras do projeto.

As aulas do SOS Empreendedor estão divididas em seis módulos para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. São eles: "estratégias de gestão na crise", "resolvendo problemas na crise", "foco no cliente em tempos de crise", "posicionamento de marketing na crise", "vendas" e "negociações e autodesenvolvimento".

Segundo pesquisa realizada pelas Agência Kryptonita Agências Kryptonita e Spaço Spaço, criadoras do projeto, o controle da ansiedade, a inovação e o posicionamento em tempos de crise são as principais queixas dos pequenos empresários nos tempos atuais.
"Por mais difícil que seja, não podemos nos desesperar. Ouvir pessoas experientes, trocar conhecimento e entender mais sobre o mercado são práticas que me ajudaram demais. Fizemos questão de trazer esses temas para aulas", conta Mariah Skittberg, outra idealizadora do projeto.

TEMAS PARA TRANSFORMAR, FAZER PENSAR E GERAR INSIGHTS

Lucas Bragagnolo, um dos mentores do SOS Empreendedor, faz parte do time de inovação e tecnologia da AmBev e ensinou em sua aula como o pequeno empresário pode gerar valor para os clientes através da metodologias contemporâneas. "Eu fiz questão de trazer provocações para fazer os empreendedores pensarem como será o nosso mundo após o COVID-19. Quem se planejar para isso, vai sair na frente", explica.

Sobre a importância de iniciativas como o SOS Empreendedor, o mentor completa: "Nós, da Ambev, enxergamos que o momento atual pede por todo tipo de esforço, colaboração e união, especialmente do setor privado, como nós. Além disso, faz parte do nosso compromisso fazer tudo que está ao nosso alcance para ajudar, por isso, entendemos a importância e necessidade de olharmos para o nosso negócio e pensarmos naquilo que ele oferece e que pode ser útil. Acreditamos que essa é a nossa responsabilidade".

Já o Coordenador financeiro da Rede Oba, Ramon Cagiarani, focou em ensinar o que ele sabe fazer de melhor: gestão de finanças. "Fazer um plano de ação financeiro para enfrentar a crise é fundamental. Eu tenho certeza que se todo empresário fizesse isso, os resultados seriam muito positivos", conta o especialista.


Legenda: Ramon Cagiarani, Coordenador Financeiro da Rede Oba, ensinando como montar e usar uma planilha de controle financeiro

Os temas do treinamento vão de criatividade para resolver problemas, ações de marketing digital, leis, contratos e gestão até vendas e posicionamento de crise. Todos eles foram pensados de acordo com uma breve pesquisa de mercado que visava entender mais sobre as principais dores que as pequenas empresas estão enfrentando.

Em uma aula sobre criatividade para resolver problemas, a mentora Tayná Melo, fundadora do canal Big Bang, aplica diversas atividades práticas para ajudar os empreendedores a quebrar o bloqueio criativo que a ansiedade do momento causa.
"O que eu quero é que todos entendam que nenhum recurso é inútil e nenhum problema fica sem solução. Para as soluções criativas, não existem barreiras. Tudo pode acontecer e resolver o seu problema. Precisamos usar mais a criatividade como ferramenta, urgente!", comenta a especialista.


ADAPTAÇÃO DOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS
Junto com a crise do Coronavírus, veio a necessidade de adaptação rápida da maior parte das empresas do mundo. Com as recomendações de isolamento social e distanciamento para evitar aglomerações, os líderes principalmente, de pequenas empresas, foram obrigados a entender mais sobre tecnologia e transformação digital.
"Eu tive que aprender sobre home office e fazer amizade com o Ensino à Distância da noite para o dia, para manter a minha empresa viva", conta Rodolfo Beltrame, dono da Under TI.

Segundo dados do Google Trends, o interesse por cursos online tem aumentado nos últimos cinco anos e agora, na época do COVID-19, teve seu pico.

No mundo empresarial não tem sido diferente. Os alunos do SOS Empreendedor contam que acabaram se surpreendendo com as possibilidades e praticidade de um treinamento online. "Para mim, a principal vantagem está sendo a flexibilidade: eu faço a hora que eu quero, consigo pausar para anotar os insights e fazer perguntas para todos os mentores", comenta Simone Benício, que é fundadora da empresa Idress e está matriculada no curso.


SUPERAÇÃO E INOVAÇÃO
O cenário de crise trouxe também o convite para todos os empreendedores saírem de suas zonas de conforto e assim, criarem novos produtos, serviços, além de adaptarem seus modelos de negócios para construírem empresas mais saudáveis e lucrativas.

Alexandre Cezário, mentor da aula sobre transformação digital, acredita que qualquer pessoa, desde a mais simples ao mais estudado, tenha reparado como nosso mundo é interdependente economicamente e de como precisamos que todos estejam engajados nessa cadeia.
"A crise da COVID-19 está nos fazendo entender isso pela dor! Iniciativas como o SOS Empreendedor já são um suspiro de consciência pelo qual entendemos que a melhor ajuda que podemos dar é o conhecimento. Ensinar aos colegas de mercado "pescarem" com as novas ferramentas, métodos e tendências vale muito mais do que qualquer outro tipo de ajuda", explica Alexandre.

Segundo o especialista e professor Cesio Lemos, o pequeno empreendedor é o grande empregador e gerador de renda e riqueza no país e, por isso, ajudar essas pessoas agora é questão crucial. "Conseguirmos dar dicas e boas ferramentas aos empreendedores", finaliza.

O treinamento já está disponível!



Website: https://universidade.kryp.com.br/sos-empreendedor/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia