05/05/2020 às 11h48min - Atualizada em 05/05/2020 às 11h48min

Praticantes de atividades físicas invadem a orla sem medo da COVID-19

Apesar do risco de contaminação, pessoas praticavam caminhadas e ciclismo no Farol da Barra e no Jardim de Alah

Ab Noticia News
Por: Flávio Gomes Tribuna da Bahia, Salvador
Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia

O encerramento do feriadão do dia do trabalhador foi de muito sol na capital baiana. Em tempos normais, praias, parques e praças estariam lotados de soteropolitanos e turistas. Com o regime de quarentena, devido à pandemia do Coronavírus, e o decreto municipal promulgado pelo prefeito ACM Neto desde o último dia 16 de Março, o cenário neste domingo (3) estava bem diferente.

Apesar do risco de contaminação, pessoas praticavam caminhadas e ciclismo no Farol da Barra e no Jardim de Alah. É bem verdade que o fluxo de pessoas é bem menor que nos dias normais. Apesar da utilização máscaras e mantendo o distanciamento social de 1 metro de distância, a orientação dos órgãos governamentais é para que todos se esforcem e fiquem em casa.

No Farol da Barra, a reportagem da Tribuna da Bahia flagrou um mergulhador na beira da praia e alguns pescadores tranquilos sentados nas pedras. Próximo ao monumento turístico, ciclistas conversavam sorridentes. No calçadão, famílias, casais e competidores circulavam sem demonstrarem medo ao inimigo invisível que vem assombrando todo o mundo.

“Saímos sempre de máscaras e, em algumas situações, de luvas. Procuramos ficar em casa e sair somente para o mercado. Mas ficar em casa todo o tempo, de repente você pode ter problema emocional. Não saímos como antes. Somente o essencial ou como em um momento como este”, disse o pedreiro João acompanhado da esposa e do filho.

No Rio Vermelho, uma irregularidade. Uma das barreiras instaladas pela prefeitura na praia da Paciência foi derrubada por vândalos, liberando o acesso à praia. Já em Amaralina, devido à obra de qualificação que está sendo realizada no local, a única movimentação era na areia da praia, onde foi possível ver pessoas brincando de futebol ou, como o bom baianês, “batendo um baba”.

Desrespeitando o distanciamento social, homens disputavam uma partida de basquete na quadra pública do Jardim dos Namorados. No Jardim de Alah, outro ponto bastante frequentado para a prática de esportes, atletas praticavam musculação, também em equipamentos públicos.

“Tenho medo sim de testar positivo ao Coronavírus. Eu sei que o que estou fazendo não é certo. O ideal seria me isolar e sei que a prioridade seria a minha saúde. Estou me arriscando por causa do vírus. Hoje eu tenho diabetes e procuro manter minha forma para poder controlar meu açúcar no sangue. Sei também que pertenço ao grupo de risco, mas enfim, não é certo, mas por ouro lado, eu preciso”, disse o técnico de edificações Lucas Dantas, que estava utilizando a máscara de proteção.

Em nota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) informou que “está proibida a utilização de quadras, campos de futebol e academias ao livre de responsabilidade da Prefeitura. Todos os equipamentos foram interditados há um mês, no entanto, recentemente, tem sido registradas ações de vandalismo e a utilização dos espaços de forma irregular. A Sedur irá intensificar as fiscalizações nesses locais para garantir que não haja ocupação e aglomerações nos espaços”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia